Economia

Parte do sistema do Grupo Fleury segue fora do ar; empresa diz que não há evidências de vazamento

Empresa afirma que ‘base de dados está íntegra’ e que segue atendendo em suas unidades físicas. Site diz que houve ataque de vírus de resgate, mas companhia não confirmou. Acesso a resultados de exames ainda não foram restabelecidos. Comunicado no site do Grupo Fleury nesta quinta (24) indica que sistema ainda estão fora do ar
Reprodução
Parte do sistema do Grupo Fleury segue fora do ar na manhã desta quinta-feira (24), dois dias após ataque hacker.
A empresa disse que restabeleceu serviços em hospitais e que segue atendendo os pacientes em suas unidades físicas.
“Reiteramos que nossa base de dados está íntegra e destacamos que não há quaisquer evidências de vazamento de dados e informações sensíveis”, afirmou a companhia.
O site “Bleeping Computer”, especializado em notícias de cibersegurança, publicou que “diversas fontes” confirmaram que o Grupo Fleury teria sido atacado por um vírus de resgate (ransomware, em inglês).
O grupo criminoso REvil (também conhecido como Sodinokibi) estaria por trás da ação, que pediria em torno de US$ 5 milhões para destravar os acessos e não vazar informações de clientes – essa mesma organização teria sido responsável pelo ataque cibernético à JBS.
O G1 perguntou à empresa ainda na última terça-feira (22), quando o ataque foi divulgado, se os sistemas foram atingidos por um vírus de resgate, mas não obteve resposta.
O acesso a algumas páginas do site, como a de resultados de exames, exibiam erros e estavam inacessíveis por volta de 12h30 desta quinta.
Em comunicado, o Grupo Fleury disse que trabalha com uma auditoria para certificar o processo de restabelecimento das operações de atendimento.
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