Meio Ambiente

Parque Estadual de Ibitipoca inaugura cadeiras de rodas adaptadas para visitação de deficientes

Parque Estadual de Ibitipoca inaugura cadeiras de rodas adaptadas para visitação de deficientes thumbnail

Medida de acessibilidade será apresentada nesta terça-feira (21). Na ocasião, duas pessoas vão inaugurar os equipamentos. Parque Estadual de Ibitipoca terá cadeiras de rodas adaptadas para deficientes
IEF/Divulgação
O Parque Estadual de Ibitipoca vai contar com duas cadeiras de rodas adaptadas para deficientes. Com a nova medida de acessibilidade, os visitantes com dificuldades motoras vão poder andar pelo Circuito Janela do Céu, Roteiro das Águas e Pico do Pião.
A nova medida será apresentada nesta terça-feira (21), a partir das 9h. Na ocasião, dois convidados que frequentam o Parque de Ibitipoca, vão inaugurar os equipamentos.
De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), as cadeiras, conhecidas como “Juliettis”, vão proporcionar às pessoas que têm dificuldade de locomoção a chegar em pontos mais altos e de difícil acesso.
Conforme o Estado, o local foi a primeira unidade de conservação gerenciada pelo IEF a disponibilizar as cadeiras adaptadas, adquiridas com apoio de parceiros locais.
Circuito das Águas em Ibitipoca
Nathalie Guimarães/G1
Parque Estadual de Ibitipoca
Considerado por sites especializados em viagem como o terceiro melhor parque da América Latina, Ibitipoca recebeu 14.235 visitantes no mês de janeiro de 2019. A expectativa do IEF é que este número aumente em 2020.
Ainda segundo o IEF, é o parque mais visitado de Minas Gerais e, por conta disto, tem o número limite de 1.000 visitantes por dia. A área do parque abrange os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca.
O parque é dividido em quatro circuitos: Circuito das Águas, Circuito Janela do Céu, Circuito do Pião e Circuito Alto das Águas.
Nos três primeiros, as trilhas são estruturadas para facilitar o acesso aos atrativos e contribui para a conservação e manutenção das áreas naturais. O Circuito Alto das Águas não conta com sinalização, sendo necessário acompanhamento de condutor ambiental.