Economia

Para setor hoteleiro, 2021 será melhor, mas ainda não alcançará 2019

Para setor hoteleiro, 2021 será melhor, mas ainda não alcançará 2019 thumbnail

Por ora, a volta dos turistas ocorre em pequenos destinos ou cidades próximas aos grandes centros, diz a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). ABIH diz ter trabalhado para o cumprimento dos protocolos sanitários para manter os estabelecimentos em funcionamento
Divulgação
O setor hoteleiro projeta uma retomada gradual em 2021, ainda sem repetir níveis de ocupação de 2019, antes da crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. Por ora, a volta dos turistas ocorre em pequenos destinos ou cidades próximas aos grandes centros, diz a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
“A expectativa é que 2021 seja bem melhor do que foi 2020 para a hotelaria, mas dificilmente alcançaremos os números de 2019. A vacinação contra a Covid-19 será determinante para a volta completa das atividades dos meios de hospedagem”, destaca, em nota, a entidade.
Governo anuncia pacote emergencial de ajuda ao setor de turismo
Segundo a ABIH, 2020 foi marcado por uma queda brutal na ocupação, “com períodos em que esses números chegaram a zero, com diversos meios de hospedagem encerrando suas atividades por total incapacidade de continuar funcionando sem receita.”
A expectativa do setor é, à medida que a vacinação avance, o segmento de eventos e outros do turismo registrem uma recuperação com mais intensidade.
Para manter os estabelecimentos em funcionamento, a ABIH diz ter trabalhado para o cumprimento dos protocolos sanitários.
“Elaboramos também, junto com profissionais da Anvisa, uma cartilha distribuída para todos os hotéis independentes com orientações para garantir a segurança dos ambientes com relação ao coronavírus”, diz a nota.
Vídeos: Últimas notícias de Economia