Meio Ambiente

Pandemia coloca em risco sistemas de observação meteorológica

Pandemia coloca em risco sistemas de observação meteorológica thumbnail

Com diminuição drástica no tráfego aéreo, coleta de informações está sendo prejudicada. Cerca de 3 mil aeronaves realizam as medições. Aviões de passageiros permanecem estacionados à beira de uma pista devido à redução do número de voos no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago, no Chile
Pablo Sanhueza/Reuters
A ONU alertou nesta quinta-feira (7) que a diminuição do tráfego aéreo causada pelo novo coronavírus afeta a coleta de informações sobre fenômenos meteorológicos como os furacões.
Desde o início da pandemia, o número de medições realizadas por aeronaves comerciais diminuiu em média entre 75 e 80% e até 90% em algumas regiões do globo, como nos trópicos ou no hemisfério sul.
Tráfego aéreo no Brasil e no mundo despenca com pandemia de Covid-19; veja efeitos
“Quando a temporada de furacões no Atlântico chegar, a pandemia da Covid-19 representará um desafio adicional”, disse Petteri Taalas, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), citado em comunicado.
Aviões de passageiros da American Airlines são vistos estacionados no Aeroporto Internacional de Tulsa, nos EUA, em 23 de março, devido à redução do número de voos para retardar a propagação da doença por coronavírus (COVID-19)
Nick Oxford/Reuters
“Por isso, é essencial que os governos prestem atenção às suas capacidades nacionais de alerta precoce e observação meteorológica”, destacou o chefe desta organização da ONU.
Os serviços e produtos meteorológicos que os países oferecem a seus cidadãos são baseados no Sistema de Observação Global da OMM.
Este sistema coleta informações graças a 30 satélites meteorológicos, 200 satélites de pesquisa, mais 10 mil estações meteorológicas de superfície, mil estações aerológicas (em altitude) e 7 mil navios.
A eles se somam 3 mil aeronaves comerciais que medem os principais parâmetros da atmosfera, terras emergentes e a superfície dos oceanos.
Initial plugin text