Banner GDF – Creche
Brasília Direto do Planalto Últimas Notícias

Oposição reúne assinaturas e CPI do INSS será instalada na Câmara

A bancada de oposição na Câmara dos Deputados confirmou nesta terça-feira (30) que já obteve as 171 assinaturas necessárias para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O pedido para a abertura da CPI foi apresentado pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), que propôs a investigação sobre sindicatos acusados de realizar cobranças indevidas de mensalidades de aposentados e pensionistas, em um esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões.

A iniciativa ganhou força após relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontar que a grande maioria dos beneficiários desconhecia as entidades que realizavam os descontos. Dos 1.273 entrevistados, apenas 52 confirmaram filiação, e somente 31 afirmaram ter autorizado os débitos em folha.

De janeiro de 2023 a maio de 2024, os acordos entre o INSS e 11 entidades investigadas geraram um desconto médio de R$ 39,74 por aposentado.

O escândalo pressiona o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, acusado de omissão no caso. Apesar das denúncias, Lupi permanece no cargo, amparado pelo apoio do PDT — partido que conta com 17 deputados federais e três senadores —, considerado crucial para o governo Lula no Congresso.

Em resposta à crise, o Governo Federal anunciou a suspensão de todos os acordos do INSS com os sindicatos sob investigação.

Voz de Brasília

Fonte: Blog do Riella

Foto: foto da web