Brasília, quarta-feira, 23 de setembro de 2026
VÍDEOS: Bom Dia DF de quarta-feira, 23 de setembro de 2026

VÍDEOS: Bom Dia DF de quarta-feira, 23 de setembro de 2026

P
Paulo Fayad
Redator
23 de setembro de 2026
Compartilhar:

Veja as reportagens do telejornal com as notícias do DF.

Brasília, 23 de setembro de 2026 — O telejornal Bom Dia DF desta quarta-feira trouxe um panorama abrangente das Eleições de 2026, com foco nas últimas pesquisas de intenção de voto realizadas pelo instituto Quaest em diversos estados brasileiros, além de reportagens sobre temas políticos e internacionais relevantes. As informações, divulgadas há cerca de uma hora e também em intervalos de minutos e horas, detalham a corrida eleitoral para o Senado, governo e presidência da República, oferecendo aos telespectadores uma visão atualizada dos cenários políticos no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará, e destacando outros assuntos urgentes que impactam a política nacional e global.

No Distrito Federal, a disputa eleitoral para 2026 começa a se desenhar com pesquisas Quaest que indicam os favoritos. Na corrida para o governo, Celina lidera o primeiro turno com 33% das intenções de voto, seguida por Grass, com 21%, e Arruda, que aparece com 17%. Para o Senado, a ex-primeira-dama Michelle desponta com 26% dos votos, enquanto Leila registra 19%, e Erika e Bia empatam com 15% cada. Já na corrida presidencial na capital federal, Flávio aparece ligeiramente à frente de Lula, com 33% e 32%, respectivamente. Outros candidatos como Caiado (8%), Cury (7%), Renan (3%) e Zema (1%) também foram mencionados.

O cenário eleitoral no Rio de Janeiro revela uma disputa acirrada para o Senado, onde Benedita alcança 15% das intenções de voto, enquanto Jordy e Portinho dividem a segunda posição com 10% cada. Crivella soma 7%, e Pedro Paulo tem 6%. Para o governo, no segundo turno, a pesquisa Quaest aponta Paes com 44% contra 31% de Ruas, indicando cenários de possível vitória já definidos. A corrida presidencial no estado mostra Flávio liderando com 37%, seguido por Lula com 30%, Cury com 4%, Caiado com 3% e Renan com 2%.

G1 DF
Foto: G1 DF

Em Minas Gerais, as eleições de 2026 também apresentam resultados importantes. No primeiro turno para o governo, Cleitinho lidera com 37%, seguido por Patrus com 16% e Kalil com 8%. No segundo turno, Cleitinho amplia sua vantagem, atingindo 50% das intenções de voto contra 26% de Patrus. A disputa pelo Senado em Minas mostra Marília com 13%, enquanto Aécio, Viana e Sávio estão empatados com 10% cada. Para a presidência, Lula lidera com 35%, à frente de Flávio, com 30%. Cury aparece com 5%, Caiado com 4%, e Zema e Renan somam 2% cada.

A região Nordeste também teve destaque nas pesquisas eleitorais. Em Pernambuco, a disputa para o governo no primeiro turno está bastante equilibrada, com Raquel Lyra alcançando 41% e João Campos 39%. No segundo turno, Lyra mantém uma leve vantagem, com 43% contra 41% de Campos. Para o Senado, Marília lidera com 18%, Humberto tem 14%, Mendonça registra 10% e Eduardo 8%. Na corrida presidencial em Pernambuco, Lula tem uma liderança expressiva, com 54%, seguido por Flávio com 21%. Cury alcança 5%, Renan 2% e Caiado 1%.

No Ceará, Ciro lidera a corrida para o governo no primeiro turno, com 43% das intenções de voto, enquanto Elmano tem 41%. Para o Senado, Cid se destaca com 25%, à frente de Capitão Wagner (21%) e Luizianne (19%). Essas pesquisas, divulgadas há cerca de uma hora e cinco horas, respectivamente, mostram o dinamismo do cenário político nos estados.

Além das eleições, o Bom Dia DF abordou outros temas relevantes. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) cancelou o pagamento de R$ 4,7 bilhões em precatórios a usinas que venderam crédito ao Master, em um caso de grande repercussão divulgado há cinco horas. No âmbito da política nacional, o Ministério da Educação contratou um empresário ligado a Roberta Luchsinger seis meses após ela pagar servidores, gerando questionamentos sobre a transparência, essa notícia foi veiculada há três horas.

Internacionalmente, o telejornal reportou que, há seis horas, o presidente do Irã classificou os EUA e Israel como terroristas na Assembleia Geral da ONU, acirrando as tensões geopolíticas. A possível relevância do encontro entre Trump e o presidente da Venezuela também foi pauta, analisada há seis horas. Mais recentemente, há dez minutos, a política norte-americana esteve em foco, com Trump alegando "segurança nacional" à Justiça para barrar jornalistas na Casa Branca, o que levanta debates sobre liberdade de imprensa e acesso à informação. A cobertura completa do Bom Dia DF oferece aos telespectadores uma ferramenta essencial para compreender os complexos movimentos políticos e sociais do Brasil e do mundo.