
Miriam Leitão: falta de decisão do STF alimenta desconfiança na democracia e pode…
Miriam Leitão: Não decisão no STF impacta eleição A comentarista Miriam Leitão avaliou, no Bom Dia Brasil desta quarta-feira (16), os impactos da falta de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre questões levantadas pelos ministros Flávio Dino e Gilmar Mendes. Segundo ela, a dificuldade da Corte em avançar nas discussões pode aumentar a desconfiança da população no processo democrático e influenciar as eleições. Veja o comentário completo no vídeo acima. "Pois é, e tudo isso tem impacto na eleição. A não decisão alimenta a falta de confiança na democracia. Isso pode induzir ao voto ou à falta de confiança no próprio processo democrático, e isso é muito ruim", afirmou Miriam. A comentarista destacou que os ministros não conseguiram chegar a uma decisão sobre nenhuma questão de ordem durante a sessão de terça-feira (15). "Quer dizer, a não decisão e o fato de os ministros terem ficado ontem sem conseguir decidir nenhuma questão de ordem têm impacto na eleição. A eleição está daqui a algumas semanas, e isso só alimenta a ideia de que não vale a pena [participar do processo democrático]. Então, é muito ruim", disse. Para Miriam, o Supremo precisa considerar os efeitos de suas decisões — e também da ausência delas — sobre a democracia brasileira. "O Supremo precisa prestar atenção nisso, porque ele é parte do processo democrático, parte fundamental do processo democrático. Então, ele ontem fez isso. Ele ajudou ontem a minar a democracia brasileira", concluiu. LEIA TAMBÉM: Miriam Leitão: crise no STF escalou e medidas de Fachin não são suficientes Miriam Leitão: Não decisão no STF impacta eleição Reprodução/TV Globo
A comentarista Miriam Leitão avaliou, no Bom Dia Brasil desta quarta-feira (16), os impactos da falta de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre questões levantadas pelos ministros Flávio Dino e Gilmar Mendes. Segundo ela, a dificuldade da Corte em avançar nas discussões pode aumentar a desconfiança da população no processo democrático e influenciar as eleições.
"Pois é, e tudo isso tem impacto na eleição. A não decisão alimenta a falta de confiança na democracia. Isso pode induzir ao voto ou à falta de confiança no próprio processo democrático, e isso é muito ruim", afirmou Miriam.
A comentarista destacou que os ministros não conseguiram chegar a uma decisão sobre nenhuma questão de ordem durante a sessão de terça-feira (15).

"Quer dizer, a não decisão e o fato de os ministros terem ficado ontem sem conseguir decidir nenhuma questão de ordem têm impacto na eleição. A eleição está daqui a algumas semanas, e isso só alimenta a ideia de que não vale a pena [participar do processo democrático]. Então, é muito ruim", disse.
Para Miriam, o Supremo precisa considerar os efeitos de suas decisões — e também da ausência delas — sobre a democracia brasileira.
"O Supremo precisa prestar atenção nisso, porque ele é parte do processo democrático, parte fundamental do processo democrático. Então, ele ontem fez isso. Ele ajudou ontem a minar a democracia brasileira", concluiu.
Miriam Leitão: Não decisão no STF impacta eleição — Foto: Reprodução/TV Globo
De segunda a sábado, as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
Últimas Notícias

Brasília fortalece rota de turismo cívico com novas experiências para visitantes
17/09/2026
Embratur Strengthens International Tourism Through Sustainable Aviation Partnerships
17/09/2026
Ministério da Cultura anuncia novos investimentos para preservação do patrimônio…
17/09/2026
Brasília celebra destaques do ano em cerimônia de entrega de comendas e medalhas de…
17/09/2026
