Diante do aumento dos casos de racismo no esporte, especialmente nos estádios de futebol, o Ministério do Esporte elaborou uma proposta para modificar a Lei Geral do Esporte (LGE), condicionando o repasse de recursos públicos federais a Clubes, Federações e Confederações que adotam medidas efetivas contra o racismo.
O ministro do Esporte, André Fufuca, destacou que a proposta vai além de simples notas de repúdio. “É preciso agir. Por isso, estamos alertando ao presidente Lula sobre essa mudança na Lei Geral do Esporte. O racismo não combina com a sociedade democrática, justa e diversa que estamos construindo”, afirmou.
Medida alcança entidades esportivas de todas as modalidades
A proposta de mudança afetará todas as entidades esportivas que desejam acessar recursos públicos federais para projetos esportivos. Caso não cumpram as exigências, poderão ser impedidos de receber esses investimentos.
📌 Obrigatoriedade de medidas concretas contra o racismo.
📌 Clube ou federação que não cumprir poderá perder financiamento público.
📌 Norma valerá para todas as modalidades esportivas.
Atualmente, a proposta está em fase final de elaboração e será enviada para análise da Presidência da República. Em seguida, o texto seguirá para o Congresso Nacional, onde será debatido e votado.
A reforçar a iniciativa do governo na luta contra o racismo e na criação de um ambiente esportivo mais inclusivo e respeitoso.
fonte:agência gov
foto:foto da web
Comentar