Economia

Maranhão notifica primeiro caso de recebimento das 'sementes misteriosas', diz AGED

Maranhão notifica primeiro caso de recebimento das 'sementes misteriosas', diz AGED thumbnail

Pacote foi recebido pelos Correios por uma moradora do bairro São Francisco, em São Luís. Em todo o país, 23 estados e mais o Distrito Federal já notificaram casos semelhantes. Moradora de São Luís (MA) recebe pelo Correio pacote com ‘sementes misteriosas’.
Divulgação/Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA)
O Maranhão notificou o primeiro caso de recebimento das ‘sementes misteriosas’. O caso foi notificado na terça-feira (6), pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA). Em todo o país, mais de 23 estados e o Distrito Federal já registraram casos semelhantes.
O pacote foi recebido pelo correio por uma moradora do bairro São Francisco, em São Luís. Ela afirmou que recebeu o produto sem ter feito nenhuma compra ou solicitação. Ao perceber que se tratava das sementes, ela encaminhou o pacote sem violação, para o setor de Defesa e Inspeção Vegetal da AGED.
Sementes misteriosas entregues no Brasil têm fungos, ácaro e possíveis plantas daninhas, diz governo
WEBSTORIES: entenda o caso das sementes misteriosas
A AGED recomenda que em caso de recebimento das sementes misteriosas, a população não viole a embalagem, não descarte em cursos d’água ou junto do lixo comum. Além disso, a orientação é que as sementes não sejam plantadas, mesmo que o conteúdo descreva uma semente de fruta popular.
Os pacotes devem ser encaminhados imediatamente à Superintendência Federal de Agricultura do Maranhão (SFA/MA) ou a sede da AGED. Caso não tenha um escritório da agência na região, o cidadão pode ligar para a Ouvidoria da AGED (98) 999132-0441 ou da SFA-MA/MAPA (98) 3131-3407.
Sementes sob investigação
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), afirmou que a origem das embalagens é de países asiáticos, como China e Malásia. Após análises nas sementes, foram encontrados fungos, ácaro e até possíveis plantas daninhas nas sementes misteriosas enviadas a moradores do país.
O governo afirma que os pacotes “supostamente” foram enviados de 4 países da Ásia. Moradores de Estados Unidos e Canadá também registraram casos semelhantes. A suspeita do governo brasileiro é que seja uma fraude relacionada ao comércio on-line.
Governo anuncia resultado de pesquisas com as misteriosas sementes da Ásia
Suspeita de fraude
Nos Estados Unidos, onde os pacotes também chegaram, o Departamento de Agricultura (USDA, em inglês) trabalha com a possibilidade de que as encomendas indesejadas estejam relacionadas a uma fraude conhecida como “brushing”.
O “brushing” é, essencialmente, o envio de mercadorias não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas. A semente, no caso, apenas cumpre a finalidade de não deixar o pacote vazio.
China nega envio de sementes misteriosas e diz cooperar com investigação
A semente, no caso, apenas cumpre a finalidade de não deixar o pacote vazio. Isso explicaria por que as autoridades até agora não encontraram sinais de tentativas de bioterrorismo ou contaminação.