Banner GDF – Creche
Direto do Planalto Política Últimas Notícias

Lula recebe presidente de Angola e reforça laços durante Semana da África no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (23), no Palácio do Planalto, o presidente de Angola, João Lourenço, em visita de Estado que marca simbolicamente a Semana da África no Brasil. O encontro reforça os laços diplomáticos, comerciais e históricos entre os dois países e sinaliza o retorno da diplomacia brasileira ao continente africano.

A visita ocorre após o Ministério das Relações Exteriores ter promovido, em Brasília, um encontro com representantes de países africanos para debater segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.

Durante entrevista conjunta, o presidente angolano destacou o reengajamento do Brasil com o continente. “Constatamos que efetivamente o Brasil está de volta à África”, afirmou Lourenço, em referência à visita feita por Lula a Angola em 2023 — ao contrário do governo anterior, que não realizou visitas oficiais à região.

Investimentos, parcerias e financiamento à exportação

João Lourenço expressou o desejo de ampliar investimentos brasileiros em Angola, especialmente em áreas estratégicas como infraestrutura, energia e logística. O líder africano também solicitou a reativação de linhas de financiamento à exportação, facilitando a entrada de empresas brasileiras em projetos no país.

“Contamos com os empresários brasileiros nestas empreitadas. Confiamos que o Brasil volte a abrir linha de crédito à exportação. Acreditamos que isso vai acontecer”, declarou.

Em resposta, Lula afirmou que o governo trabalha para modernizar os instrumentos de crédito à exportação e destacou o histórico de bom pagador de Angola, que quitou sua dívida com o Brasil cinco anos antes do prazo.

“Por isso, ninguém tem que ter medo de vender ou emprestar algo para Angola. Os angolanos são cumpridores dos seus deveres”, afirmou o presidente brasileiro.

Lula também disse que pretende interceder junto à Embraer e ao BNDES para viabilizar a venda de três aviões cargueiros KC-390 à Força Aérea de Angola.

Parcerias históricas e comércio bilateral em alta

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em 1975, e desde então mantém relações diplomáticas intensas com o país africano. Os dois países são fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e integram a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS).

Atualmente, a comunidade brasileira em Angola é a maior em solo africano, com cerca de 25 mil cidadãos.

O comércio bilateral também vem crescendo. Em 2024, as exportações brasileiras para Angola somaram US$ 492 milhões, com destaque para carnes bovina, suína e aves. Já as importações brasileiras do país africano chegaram a US$ 1,07 bilhão, principalmente em óleos brutos de petróleo e combustíveis.

Voz de Brasília – conectando o Brasil ao mundo, com informação e compromisso com a verdade.

Fonte: blog do riella

Foto: foto da web