O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossa nesta segunda-feira (10/3) os novos ministros Alexandre Padilha, que assume o comando do Ministério da Saúde, e Gleisi Hoffmann, que ficará à frente da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A cerimônia acontece no Palácio do Planalto.
A mudança no Ministério da Saúde foi anunciada por Lula no último dia 25 de fevereiro. Na ocasião, o presidente agradeceu à então ministra, Nísia Trindade, pelo trabalho desenvolvido na pasta. A transição já vinha sendo conduzida por Padilha e Nísia, em encontros estratégicos para alinhar as diretrizes da nova gestão.
Médico e ex-ministro da Saúde entre 2011 e 2014, Padilha retorna ao cargo com o compromisso de aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como uma de suas principais metas a redução do tempo de espera para atendimentos. “Minha dedicação total será para o desafio que o presidente Lula estabeleceu e que é também uma obsessão minha enquanto ministro e médico: reduzir o tempo de espera para quem precisa de atendimento de saúde no Brasil”, afirmou Padilha em vídeo publicado nas redes sociais.
Desde o início do atual governo, Padilha vinha comandando a Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação política entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.
Gleisi Hoffmann assume Relações Institucionais
Para substituir Padilha na articulação política, Lula convidou a deputada federal e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que aceitou o desafio no final de fevereiro. Com ampla experiência política, Gleisi terá a missão de fortalecer o diálogo entre o governo e o Legislativo, buscando apoio para a agenda do Planalto.
Ao aceitar o convite, a nova ministra destacou sua disposição para o diálogo democrático. “Sempre entendi que o exercício da política é o caminho para avançarmos no desenvolvimento do país e melhorar a vida do nosso povo. É com esse propósito que seguirei dialogando com partidos, governantes e lideranças políticas”, escreveu em suas redes sociais.
O presidente Lula também se manifestou, desejando um “bom trabalho” à nova ministra, que assume um dos cargos mais estratégicos do governo.
Fonte:agência gov
Foto:foto da web





Add Comment