Presidente destaca retomada das operações, geração de empregos e fortalecimento da economia em Santa Catarina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (29/5), um pacote de R$ 844 milhões em investimentos para a modernização e ampliação do Porto de Itajaí (SC). A declaração foi feita durante cerimônia de retomada das operações do terminal, que voltou à administração do Governo Federal em janeiro deste ano.
“Este é o ano da colheita. Estou aqui colhendo o desenvolvimento de Itajaí, de Navegantes, de Santa Catarina. E não será a última vez que venho aqui. Ainda temos muito a fazer por este estado e pelo Brasil”, afirmou Lula.
O montante será aplicado em obras de ampliação da capacidade logística, segurança operacional e eficiência no transporte de cargas, com objetivo de impulsionar a economia regional, gerar empregos e garantir maior competitividade internacional ao porto.
Recuperação de estaleiro e geração de empregos
Durante o discurso, Lula também destacou a recuperação de um estaleiro que havia sido destinado à privatização, agora reestatizado e com potencial de se tornar, segundo o presidente, “altamente compensador do ponto de vista financeiro e econômico”.
“Estamos trazendo empregos e investindo para que este estaleiro se transforme em um polo de desenvolvimento para a região”, garantiu o presidente.
Além dos aspectos econômicos, Lula fez questão de elogiar a cidade e seus moradores:
“Um povo maravilhoso, águas e praias incríveis, gente bonita e educada. Tenho certeza de que todos vão se orgulhar desse investimento neste porto.”
Porto federal e dragagem ampliada
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, revelou que o Porto de Itajaí será transformado em porto federal com gestão independente por meio de uma medida provisória que será encaminhada ao Congresso.
“Será o maior volume de investimentos da história do porto. Vamos ampliar a dragagem do canal de 13,5 metros para 16 metros, permitindo a chegada de navios maiores e aumentando a competitividade logística do Brasil”, explicou o ministro.
Costa Filho também lembrou que a reabertura do porto, fechado durante a gestão anterior, foi um pedido direto do presidente Lula no início do atual mandato.
Valorização da indústria nacional
Lula encerrou o discurso destacando o retorno do crescimento da indústria brasileira e reforçando o compromisso do governo com a elevação do padrão de vida da população.
“Uma nação não vive apenas de agricultura ou transporte. Uma nação vive da qualidade de vida de seu povo. E é isso que queremos para o Brasil: crescimento com inclusão”, concluiu.
Voz de Brasília
Fonte: Blog do Riella
Foto: foto da web





Add Comment