Destaque Eventos

II Fórum Espanha-Brasil do Patrimônio Juvenil.

O Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, a Rede PEA UNESCO do Brasil e o Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo organizam o II Fórum Espanha-Brasil do Patrimônio Juvenil.

A segunda edição desse Fórum será completamente virtual e sua principal atividade consistirá na realização de uma maratona de edição na Wikipédia. As reuniões de edição de artigos da Wikipédia, conhecidas como maratonas de edição, são reuniões coletivas para discutir determinados conhecimentos ou problemas sociais e tentar aumentar sua visualização pela sociedade por meio da inclusão de mais informações sobre o tema na Wikipédia, enciclopédia de acesso gratuito e uma das páginas da web com maior número de usuários no mundo.

Participarão do Fórum mais de 250 alunos e professores de 32 escolas de todo o Brasil, os quais pesquisarão sobre as cidades brasileiras e espanholas declaradas Patrimônio da Humanidade e trabalharão para ampliar e aprimorar as informações dessas cidades na Wikipedia, tanto na página brasileira quanto na espanhola. O objetivo final é conscientizar a sociedade, em particular os mais jovens, sobre a importância de proteger, conservar e valorizar o Patrimônio Mundial, promovendo, ao mesmo tempo, que cidades como Ouro Preto ou Salvador da Bahia, do lado brasileiro, e Córdoba ou Santiago de Compostela, na Espanha, sejam mais conhecidas e visitadas.

O trabalho colaborativo entre os alunos por meio da produção criativa e da conscientização sobre os direitos autorais, além da promoção do valor de fazer parte de uma comunidade que busca aumentar o conhecimento global, são os valores educacionais que inspiram esse evento. Ao mesmo tempo, será um trabalho prático que permitirá aos alunos conhecerem melhor seu ambiente cultural, além de praticarem seus conhecimentos de espanhol (o Fórum é um evento bilíngue, no qual trabalham juntos o espanhol e o português).

A maratona de edição será realizada no dia 19/11, entre as 9h e 15h. Durante as semanas que antecedem esse dia, serão desenvolvidas diversas atividades, nas quais participam alunos e professores de 32 escolas brasileiras, com foco no patrimônio de cidades brasileiras e espanholas declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O Fórum conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Esporte da Espanha, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da representação da UNESCO no Brasil, da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e do Serviço Social do Comércio (SESC).

Mais informações na página do II Fórum (https://congresse.me/eventos/forumpatrimoniojovem) e nas redes sociais do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e do Colégio Miguel de Cervantes.

Instagram
@eduEspanhanoBrasil
@colegiomigueldecervantes

Facebook
@consejeria.educacion
@migueldecervantes

Twitter
@consejeriabr
@cmc_sp

Entrevista TVN Brasil - Tempos de Mudança