Economia

Hacker que invadiu contas de personalidades no Twitter é sentenciado a 3 anos de prisão

Hacker que invadiu contas de personalidades no Twitter é sentenciado a 3 anos de prisão thumbnail

Graham Ivan Clark, de 18 anos, se declarou culpado por ataque que afetou mais de 100 contas de personalidades em 15 de julho de 2020. Ele teria conseguido arrecadar US$ 100 mil dólares com golpe. Mensagem com golpe envolvendo bitcoin apareceu no Twitter de Jeff Bezos, dono da Amazon
Reprodução/Twitter
Um hacker de 18 anos considerado a mente por trás de um ataque hacker que invadiu cerca de 130 contas do Twitter no último em 15 de julho de 2020 se declarou culpado e ficará preso por 3 anos nos Estados Unidos.
Graham Ivan Clark, que tinha 17 anos quando realizou as invasões, conseguiu ter acesso a contas de diversas personalidades incluindo o agora presidente dos EUA, Joe Biden, a estrela de TV Kim Kardashian, o ex-presidente dos EUA Barack Obama e os bilionários Bill Gates, Jeff Bezos e Elon Musk.
Ao acessar os perfis, o jovem publicou uma mensagem fraudulenta prometendo “retorno em dobro” para quem enviasse dinheiro a um endereço de bitcoin fornecido na mensagem.
Clark conseguiu acessar as contas ao convencer funcionários do Twitter de que ele trabalhava no departamento de tecnologia da informação da rede social. Ele havia sido preso na Flórida alguns dias depois da invasão.
SAIBA MAIS: Twitter ja foi alvo de outros golpes semelhantes
De acordo com a Procuradoria da Flórida, o esquema criado pelo jovem conseguiu arrecadar mais de US$ 100 mil em bitcoin em apenas um dia.
O incidente fez com que o Twitter revisasse práticas de segurança e, na ocasião, obrigou que a rede impedisse contas verificadas de fazer publicações.
Como parte de um acordo na Justiça, Clark se declarou culpado por fraude organizada – que tem pena máxima de 30 anos de prisão.
Ele foi condenado como “jovem infrator” e cumprirá três anos numa prisão para jovens adultos, seguidos de três anos de liberdade condicional, de acordo com o jornal local “Tampa Bay Times”.
Outros dois jovens que também foram acusados de participar da invasão, Mason Sheppard, do Reino Unido, e Nima Fazeli, de Orlando, ainda aguardam julgamento.
Relembre o ataque:
Barack Obama, Joe Biden, Elon Musk, Bill Gates e Apple têm contas do Twitter hackeadas