Economia Política Últimas Notícias

GUEDES DISCUTE TEMAS ESTRATÉGICOS HOJE NO PLANALTO

GUEDES DISCUTE TEMAS ESTRATÉGICOS HOJE NO PLANALTO
Em meio a muitos temas polêmicos, principalmente relacionados com o Congresso Nacional, o Ministro Paulo Guedes, da Economia, tem audiência hoje às 15h30 com o Presidente Bolsonaro. Na sequência, os dois se reúnem com o Ministro da Casa Civil, Braga Neto.
Na pauta, limite de gastos, Reforma Tributária e Reforma Administrativa, além da sucessão no Banco do Brasil e a nomeação de dois novos secretários do Ministério.

O Banco do Brasil comunicou que foram iniciados os procedimentos necessários à confirmação da elegibilidade de André Guilherme Brandão para assumir o cargo de presidente da Companhia.
O nome de Brandão terá de ser aprovado pelo Conselho de Administração do BB.

VIAGEM – Presidente Bolsonaro visita Sergipe hoje.
Vai inaugurar a Usina Termelétrica Porto de Sergipe. Volta a Brasília depois do almoço.

BRASIL – Pelo quinto dia seguido, o Brasil teve menos de mil óbitos pela covid-19.
Ontem, foram 620 novas mortes, totalizando 107.852 óbitos desde o começo da pandemia.

Os estados com mais registro de mortes são: São Paulo (26.852), Rio de Janeiro (14.562), Ceará (8.133), Pernambuco (7.188) e Pará (5.940). As Unidades da Federação com menos falecimentos pela pandemia são: Tocantins (511), Roraima (568), Acre (576), Amapá (613) e Mato Grosso do Sul (626).

AULAS – Em São Paulo, a definição sobre aulas presenciais na capital paulista será tomada após a Prefeitura receber resultados de pesquisa sorológica feita com amostra de seis mil alunos da rede pública municipal. É procedimento novo, ainda não adotado em outros pontos do Brasil.

PIB – Economia brasileira registrou queda de 10,94% no segundo trimestre de 2020, segundo o Banco Central.
É a maior baixa para um trimestre em toda a série histórica do BC, iniciada em janeiro de 2003.

O Brasil está tecnicamente em “recessão técnica”, pois no primeiro trimestre o PIB já havia tido retração de 1,5%

DESEMPREGO – Nos últimos quatro meses, cerca de 3 milhões de pessoas ficaram sem trabalho no Brasil.
Na quarta semana de julho, a taxa de desocupação chegou a 13,7%, o que corresponde a 12,9 milhões de pessoas, segundo o IBGE.

ÔNIBUS – Câmara dos Deputados pode votar amanhã (18) o projeto de lei que concede ajuda de R$ 4 bilhões da União ao serviço de transporte coletivo de capitais e grandes cidades, por queda de receita das empresas de ônibus.

COTAS – Pesquisa social feita pela Universidade de Brasília aponta que 48,7% dos alunos são autodeclarados negros ou pardos.

Entre os 636 professores, 21% se identificam como pretos, pardos, indígenas ou amarelos. A UnB foi pioneira ao adotar o regime de cotas há 17 anos.

FRANGO – Filipinas suspenderam a importação de carne de frango do Brasil, depois que uma cidade chinesa informou ter encontrado vestígios do coronavírus numa embalagem de asa de frango congelada de frigorífico brasileiro.
Autoridades do Brasil e da China se empenham para esclarecer este fato.

O Governo brasileiro acionará a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o Governo das Filipinas. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que as Filipinas vinham tentando proteger seus produtores de frango, o que torna suspeita a atual postura.

ECONOMIA – Bolsa de Valores fechou a 101.353 pontos na sexta-feira passada. E dólar a R$ 5,42.