Governo nomeia coronel do Exército para presidência do Inmetro thumbnail
Economia

Governo nomeia coronel do Exército para presidência do Inmetro

Marcos Heleno Guerson Júnior estava em órgão do Ministério da Saúde e já atuou na Força de Paz no Haiti. Coronel substitui Angela Furtado, que ocupava cargo desde 2019. O governo federal nomeou o coronel do Exército Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior para a presidência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A nomeação do coronel foi publicada nesta segunda-feira (17) no “Diário Oficial da União” e é assinada pelo secretário-executivo da Casa Civil, Marcos Paulo Cardoso Coelho da Silva.
Na presidência do órgão, vinculado ao Ministério da Economia, o coronel substituirá Angela Flôres Furtado, que estava no cargo desde janeiro de 2019.
Segundo o jornal “O Globo”, servidores do Inmetro disseram que a decisão não era esperada no órgão. Angela Flôres havia sido indicada para o cargo pelo secretário de Produtividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.
Quem é o novo presidente do Inmetro
O Inmetro é responsável por executar as políticas nacionais de metrologia e qualidade. Também cabe ao órgão verificar e fiscalizar o respeito às normas técnicas e legais, unidades de medida, métodos de medição, medidas materializadas, instrumentos de medição e produtos pré-medidos.
Guerson de Oliveira Júnior é formado em engenharia de construção e atuava como diretor do Departamento de Determinantes Ambientais da Secretaria Especial de Saúde Indígena, vinculada ao Ministério da Saúde.
O novo presidente do Inmetro também atuou como professor da Academia Militar das Agulhas Negras e como engenheiro da Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti.
Militares no governo
Mais cedo, nesta terça-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro deu posse ao general do Exército Walter Souza Braga Netto como novo ministro da Casa Civil. Braga Netto substituiu na pasta o ministro Onyx Lorenzoni (DEM-RS), deslocado para o Ministério da Cidadania.
Com a decisão do presidente, todos os ministros com gabinetes no Palácio do Planalto são militares:
Casa Civil: Braga Netto (general do Exército);
Secretaria de Governo: Luiz Eduardo Ramos (general do Exército);
Gabinete de Segurança Institucional: Augusto Heleno (general do Exército);
Secretaria-Geral da Presidência: Jorge Oliveira (major da reserva da Policia Militar do Distrito Federal).
Além desses ministros, outros também são militares, entre os quais Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Comunicações).

Tópicos