O governo federal anunciou a destinação de R$ 81,4 bilhões para apoiar a proteção do Rio Grande do Sul , atingida por desastres naturais. Os montantes incluem ações emergentes, financiamentos e investimentos em infraestrutura , além de apoio a empresas, cooperativas e produtores rurais .
O valor foi apresentado ontem (28) pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa , durante a primeira reunião do Conselho de Monitoramento das Ações e Obras para Reconstrução do Estado , realizada em Porto Alegre .
“Não há investimento desse volume em nenhuma tragédia que aconteceu na história do Brasil” , afirmou Rui Costa.
Principais medidas do governo federal
📌 Suspensão da dívida estadual :
O governo federal suspendeu o pagamento da dívida pública do Rio Grande do Sul com a União por 36 meses (de maio de 2024 a abril de 2027).
Além disso, cerca de R$ 12 bilhões em juros da dívida foram isentos .
📌 Apoio financeiro :
Recursos emergenciais para salvamentos, resgates e limpeza de áreas afetadas .
Financiamentos especiais para empresas, cooperativas e produtores rurais .
Investimentos na segurança da infraestrutura pública e habitação .
Governador agradece ajuda e destaca impacto da dívida
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite , destacou que a renegociação da dívida foi essencial para ampliar a capacidade de investimento na manutenção do estado.
“Potencialmente, 12% a 15% da receita corrente líquida do estado seria exigida para pagamento da dívida. É muito pesado” , disse Leite.
Ele agradeceu ao governo federal e ao Congresso Nacional pelo apoio financeiro, que permitiram um rompimento no orçamento do estado em um momento crítico.
Fonte:Blog do Riella
Foto:Noticia do Congresso Nacional





Add Comment