Turismo

Gol disponibiliza embarque com reconhecimento facial a partir desta terça-feira

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A nova funcionalidade está disponível nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Todo o fluxo é realizado pelo aplicativo da empresa. O embarque com reconhecimento facial está disponível para clientes da Gol a partir desta terça-feira (9).
Christian Rizzi/PFMI
A Gol Linhas Aéreas disponibiliza, a partir desta terça-feira (9), o serviço de embarque com reconhecimento facial.
A nova funcionalidade está disponível nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro). Todo o fluxo é realizado pelo aplicativo da Gol.
Ao utilizar o embarque com reconhecimento facial, o passageiro é dispensado do uso de documentos de identificação.
“O embarque com reconhecimento facial é um grande passo rumo à total digitalização dos serviços da aviação comercial”, afirmou o diretor de Atendimento a Clientes da Gol, José Luiz Belixior Jr.
Passo a passo para o serviço:
o embarque com reconhecimento facial é válido em voos nacionais que partem dos aeroportos de Congonhas (CGH) e Santos Dumont (SDU);
para utilizá-lo, o cliente precisa ser maior de 18 anos e ter feito o cadastro prévio no sistema biométrico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH digital) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – o título de eleitor;
todo o fluxo para habilitar a funcionalidade do embarque biométrico estará disponível apenas no aplicativo Gol (iOS e Android);
após o check-in online pelo aplicativo Gol, o passageiro receberá um aviso sobre a novidade, então deverá clicar em “Agilizar embarque”. Em seguida, vêm as instruções para a captura da biometria (local iluminado, fundo neutro, sem chapéu ou óculos escuros, etc.);
lidas as recomendações, o passo seguinte é o consentimento com os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
é feita, então, a captura da biometria facial propriamente dita e a foto passa por uma validação;
com a aprovação da foto, o cliente já pode acessar o seu cartão de embarque.
O embarque com reconhecimento facial foi disponibilizado pela agência de tecnologia prestadora de serviços para o Governo, a Serpro, e será também oferecido a toda a tripulação da companhia.