Economia

Facebook deixará de recomendar grupos sobre saúde para usuários

Facebook deixará de recomendar grupos sobre saúde para usuários thumbnail

Empresa também anunciou novas políticas de moderação. Comunidades da rede social agora precisam ter administrador ativo e há restrições para quem violar diretrizes. Facebook anunciou novas políticas para moderação em grupos.
Dado Ruvic/Reuters
O Facebook anunciou nesta quinta-feira (17) mudanças em suas políticas de moderação de grupos na rede social.
Uma das alterações é a retirada de grupos de saúde das recomendações exibidas para usuários. A tentativa é inibir a exposição de informações falsas que podem circular nesses espaços.
“Os grupos de saúde podem ser um espaço positivo para dar e receber apoio em circunstâncias difíceis da vida. Ao mesmo tempo, é crucial que as pessoas obtenham informações sobre saúde por fontes oficiais”, diz a empresa.
As pessoas ainda poderão convidar amigos ou procurar essas comunidades na rede social.
Um relatório de agosto do grupo ativista Avaaz indica que a desinformação relacionada à saúde acumulou 3,8 bilhões de visualizações no Facebook.
Desde abril a companhia tem anunciado ferramentas e iniciativas para conter conteúdos enganosos sobre a pandemia.
O Facebook afirmou ter removido, em 2019, cerca de 1,5 milhão de peças de conteúdo em grupos por violação de políticas de ódio organizado e 12 milhões de peças de conteúdo em grupos por violar políticas de discurso de ódio.
A rede social disse no mês passado que removeu cerca de 800 grupos de teorias de conspiração QAnon por publicações que enalteciam a violência, mostravam a intenção de usar armas ou tentavam atrair seguidores com padrões de comportamento violento.
No total, foram removidos mais de 1 milhão de grupos por violar as políticas, disse a empresa.
Veja abaixo as novas regras:
Administradores e moderadores de grupos removidos por violações de política não poderão criar nenhum novo grupo por um período de tempo;
Membros que tiverem qualquer violação dos padrões da comunidade em um grupo terão publicações restritas. Será preciso que administrador ou moderador aprove o conteúdo durante 30 dias;
Grupos sem administrador serão arquivados;
Haverá sugestão de funções de administrador para membros de grupos, mas se ninguém aceitar a posição o grupo será arquivado;
Grupos nos quais administradores ou moderadores publicarem ou aprovarem repetidamente conteúdo que viole as regras serão removidos;
Haverá redução de distribuição e divulgação de grupos que compartilham desinformação.
Veja os últimos vídeos sobre tecnologia no G1