Meio Ambiente

Exportação de gás natural da Bolívia ao Brasil é estendida até março de 2020

Exportação de gás natural da Bolívia ao Brasil é estendida até março de 2020 thumbnail

Petrobrás e YPFB fecharam acordo neste sábado (28) para estender o serviço, realizado pelo gasoduto Brasil-Bolívia. O contrato terminaria em 31 de dezembro, após 20 anos em vigor. Brasil e Bolívia estendem exportações de gás natural boliviano até 10 de março de 2020.
Getty Images
A Petrobrás e a estatal boliviana YPFB fecharam um novo contrato para estender a exportação de gás natural da Bolívia ao Brasil até o dia 10 de março de 2020. O contrato vigente encerraria o serviço, realizado pelo gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), em 31 de dezembro.
Em comunicado, a YPFB afirmou neste sábado (28) que o acordo de transição foi assinado após várias reuniões realizadas no Brasil entre as duas estatais durante o mês de dezembro.
A empresa boliviana informou que durante o período de transição a Petrobras não fará pagamentos antecipados, assim como a YPFB não será multada por entregas inferiores ao volume de gás natural acordado, que é de até 19,25 milhões de metros cúbicos por dia. A estatal também poderá exportar volume diário adicional para conseguir entregar os 0,04 TCF (trilhões de metros cúbicos) que foi contratada pela Petrobras, mas que ainda não foi entregue.
Petrobras eleva preços do gás para residências, indústria e comércio
A Petrobras não comentou o acordo.
Gás da Bolívia responde por 12,5% da matriz energética do Brasil
Gasoduto Brasil-Bolívia
O contrato de serviço para o transporte de gás natural entre Brasil e Bolívia foi assinado em 1999 e expiraria em 31 de dezembro de 2019.
Neste ano, o Brasil diminui pela metade a importação do gás boliviano, tendo comprado cerca de 15,2 milhões de metros cúbicos/dia, contra 32,03 milhões de metros cúbicos/dia comercializados nos últimos quatro anos.
Brasil tenta reduzir preço do gás natural com abertura de mercado; ENTENDA
O gás natural ofertado ao mercado brasileiro vem de três locais: da produção nacional, do gás importado da Bolívia e do Gás Natural Liquefeito (GNL), que é comprado de outros fornecedores para ser regaseificado em um dos três terminais da Petrobras (Pecém, no Ceará, Baía de Todos os Santos, na Bahia, e Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro), segundo informa a estatal em seu site.
O que é o gás natural?
O gás natural é um combustível fóssil normalmente encontrado em camadas profundas do subsolo, associado (dissolvido) ou não ao petróleo. Ele é extraído por meio de perfurações, tanto em terra quanto no mar. No Brasil, a maior parte da produção é associada ao petróleo.
O gás natural é usado como combustível no transporte e nas usinas termelétricas, bem como fonte de energia em casas, fábricas e estabelecimentos comerciais. Também pode ser convertido em ureia, amônia e outros produtos usados como matéria-prima em diversas indústrias.