Destaque Economia Meio Ambiente Últimas Notícias

EUA FECHAM ACORDOS COM O BRASIL DE OLHO NO 5h

EUA FECHAM ACORDOS COM O BRASIL DE OLHO NO 5h

Após 22 meses de negociação entre os governos do Brasil e Estados Unidos, os dois países anunciaram ontem a conclusão de três acordos comerciais inéditos.

A notícia surge 15 dias antes da eleição presidencial nos EUA, mas abre oportunidades de muitos negócios para o Brasil.

O jornal O Globo destaca hoje, em manchete, que o principal interesse dos americanos é barrar a participação da empresa chinesa Huawei no leilão do 5G a ser feito no Brasil.
O ato de ontem consolida bases para a concretização de um acordo comercial mais amplo entre Brasil e Estados Unidos.

O Presidente Bolsonaro anunciou os acordos bilaterais durante discurso em evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-EUA. Um para facilitar o comércio entre os dois países, outro para boas práticas regulatórias e um terceiro, que prevê tratado anticorrupção.

Hoje, às 10h, Bolsonaro recebe Robert O’Brien, Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA.

TCU – Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vota hoje o nome do Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, para ocupar o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União.

RIO – Noticia vinda do Rio impressiona o Brasil.
Grupos milicianos já estariam controlando 57% do território da cidade do Rio de Janeiro. E as facções do tráfico dominam áreas menores, em favelas.

O estudo Mapa dos Grupos Armados do Rio de Janeiro foi feito em parceria entre o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da UFF, o Núcleo de Estudos da Violência da USP, o Disque-Denúncia e as plataformas Fogo Cruzado e Pista New.

Em ação cinematográfica, dez integrantes do tráfico sequestraram ontem um trem no Rio, para conseguir fugir de um cerco da polícia, numa operação bem sucedida. O fato teve repercussão internacional.

COVID – Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro José Múcio, está com covid-19.

REMÉDIO – Ministério da Ciência e Tecnologia apresentou ao Presidente Bolsonaro resultados positivos de estudo inédito feito com o medicamento nitazoxanida, contra o coronavírus.
Foram testados mil voluntários, com relatório a ser apresentado formalmente nos próximos dias às autoridades sanitárias.

BRASIL – Em queda significativa, a covid-19 registrou ontem 271 óbitos no Brasil, elevando o total a 154.176.

Média Móvel de mortes no país vem caindo nas últimas semanas e hoje está em 498,1 óbitos/dia.

STARTUPS – Presidente Bolsonaro envia ao Congresso o Projeto de Lei do Marco Legal das Startups, que visa fomentar as empresas de inovação.
Define regras para o funcionamento do setor de startups, entendidas como iniciativas de base tecnológica e que apresentam um modelo de negócio inovador.

A lei vai definir os requisitos para a abertura desse tipo de empresa, que ainda tem perfil mal definido e sem reconhecimento claro por parte das áreas estatais do país.
Fica no ar a pergunta: o que é mesmo uma startup? Essa definição deve se afirmar nos debates do Congresso Nacional.

ECONOMIA – Poucas variações nos índices econômicos ontem.
Dólar fechou a R$ 5,91.
E Bolsa de Valores aos 98.658 pontos.
Por RENATO RIELLA