Últimas Notícias

Espaço da Catedral é preparado para a festa de Nossa Senhora Aparecida

Importante ponto turístico do Distrito Federal, a Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida está sendo preparada para a festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, na sexta-feira (12). 

A iluminação externa foi restabelecida pela Companhia Energética de Brasília (CEB) após o furto dos cabos e as calçadas próximas ao templo católico passam por manutenção, executada pelo programa GDF Presente, pela administração regional do Plano Piloto e pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Além disso, o espelho d’água passou por limpeza e foi preenchido. Foram utilizados 23 caminhões-pipa, sendo que cada um pode comportar entre 8 mil e 15 mil litros de água. “Atendemos a solicitação da Catedral para oferecer a melhor festa possível para os fiéis”, salienta o coordenador do Polo Central 3, Alexandro César Araújo.

 

Localizada na Esplanada dos Ministérios, a Catedral de Brasília foi projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 31 de maio de 1970. O monumento histórico e artístico nacional recebe milhares de visitantes diariamente. É possível conhecer a parte interna do templo religioso de terça a sábado, das 8h às 16h45, e aos sábados, das 7h às 17h40. N

ão são permitidas visitas nos horários das missas, que ocorrem de terça a sexta-feira, sempre às 12h15, aos sábados, às 17h, e aos domingos, em três horários – 8h, 10h30 e 18h.

Recentemente, o cabeamento dos refletores do espelho d’água da capital foi furtado, prejudicando a iluminação do templo religioso. A CEB, então, iniciou a reposição dos fios na última quinta-feira (5) e, na noite de sábado (7), os aparelhos já haviam voltado a iluminar a catedral. Segundo a companhia, outros reparos ainda serão executados hoje (9).

Foram extraviados 200 m de cabos de cobre com 4 vias de 10 mm². Já para o conserto do dano, foram utilizados 194 m de cabo 4 x 16 mm² e 6 m de cabo 4 x 4 mm². O custo total foi de R$ 6.820,03. O trabalho mobilizou sete eletricistas, um engenheiro e um técnico de segurança.

O preenchimento do espelho d’água também vai evitar que criminosos voltem a agir no local.Fonte: Agência Brasília – Catarina Loiola 

Foto: Geovana Albuquerque