Termina nesta sexta-feira (6), às 23h59 (horário de Brasília), o prazo para inscrições no Enem 2025. O processo deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante. Candidatos que não são isentos da taxa devem efetuar o pagamento de R$ 85 até 11 de junho. A data também marca o fim do período para solicitação de atendimento especializado e uso do nome social.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. No entanto, em razão da realização da COP 30, em Belém (PA), os exames ocorrerão de forma excepcional nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba.
Quem precisa se inscrever?
Todos os interessados em realizar o exame, inclusive os isentos da taxa ou aqueles que tiveram a justificativa de ausência aprovada no Enem 2024, devem fazer a inscrição. O sistema não gera boleto para estudantes da rede pública que concluem o ensino médio em 2025, pois são isentos automaticamente.
Já os demais candidatos devem pagar a taxa via boleto, cartão de crédito, débito em conta ou pix — neste caso, utilizando o QR Code presente no boleto.
Inscrição pré-preenchida e prova de língua estrangeira
Estudantes da rede pública com inscrição pré-preenchida devem apenas acessar a Página do Participante para confirmar a inscrição e escolher entre inglês ou espanhol como prova de língua estrangeira.
Certificação do ensino médio
Nesta edição, o Enem volta a permitir que maiores de 18 anos solicitem certificação do ensino médio ou declaração de proficiência parcial. Para isso, é necessário atingir pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação. A solicitação deve ser feita no ato da inscrição.
Isenção e CadÚnico
Pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar de até três salários mínimos, têm direito à isenção da taxa.
Pé-de-Meia: incentivo para alunos do ensino médio
Estudantes do último ano do ensino médio participantes do programa Pé-de-Meia terão direito a um bônus de R$ 200 caso compareçam aos dois dias de prova. Além disso, são isentos da taxa de inscrição.
Orientações e dúvidas
O portal do Inep disponibiliza uma página com orientações gerais e respostas às perguntas mais frequentes sobre o exame. Lá, os participantes encontram informações detalhadas sobre o processo de inscrição e aplicação das provas.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, com acesso a programas como Sisu, Prouni e Fies. Instituições de Portugal também utilizam as notas do Enem em seus processos seletivos, por meio de convênios com o Inep.
Voz de Brasília





Add Comment