Banner publicitário 728x90
Últimas Notícias

Empresas devem preencher Relatório de Transparência Salarial até 28 de fevereiro

As empresas com mais de 100 funcionários já podem enviar seus dados sobre critérios remuneratórios e ações para diversidade e parentalidade compartilhada. O prazo para o envio das informações pelo Portal Emprega Brasil começou em 3 de fevereiro e segue até 28 de fevereiro.

Por que preencher?
Os dados subsidiarão o 3º Relatório de Transparência Salarial e Critérios, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), garantindo a aplicação da Lei de Igualdade Salarial . Mesmo as empresas que já participaram das edições anteriores precisam atualizar suas informações.

O que acontece depois?
🔹 17 de março → O MTE disponibiliza o relatório para as empresas analisarem seus resultados e, se necessário, adicionarem explicações.
🔹 Até 31 de março → As empresas deverão publicar o relatório em suas plataformas digitais.

Atenção!
As empresas precisam enviar esses dados duas vezes ao ano, sempre em fevereiro e agosto. Quem não cumprir a obrigação poderá ser multado.

Desigualdade salarial no Brasil
O 2º Relatório de Transparência Salarial, divulgado em setembro de 2024, revelou que as mulheres ainda recebem, em média, 20,7% a menos do que os homens. As mulheres negras são as mais afetadas pela desigualdade.

O que deve constar no relatório?
✅ Critérios remuneratórios e políticas de contratação de mulheres (negras, com deficiência, em situação de violência, chefes de domicílio e LGBTQIA+).
✅ Políticas de promoção de mulheres para cargas de liderança.
✅ Ações para o compartilhamento de responsabilidades familiares.

Mais informações
📜 Consulte a Instrução Normativa do MTE Nº 6/2024 para entender todos os detalhes da implementação da Lei nº 14.611/2023.
📧 Dúvidas? Envie um e-mail para igualdadesalarial @trabalho.gov.br

Fique atento ao prazo e garanta a conformidade da sua empresa!

Fonte:Agência gov
Foto:Portal Gov.br