Economia

Empresas de RH oferecem serviços digitais gratuitos para agilizar recrutamento de hospitais no combate à Covid-19

Empresas de RH oferecem serviços digitais gratuitos para agilizar recrutamento de hospitais no combate à Covid-19 thumbnail

Empresas oferecem serviços como seleção, entrevista e admissão a hospitais e profissionais da saúde para combate à Covid-19. Profissionais do Hospital Memorial Alzira Ribeiro recebem treinamento de como utilizar os EPIs em casos de coronavírus
HMAR/Arquivo
Empresas de tecnologia focadas em processos de RH se juntaram para agilizar a contratação de profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem por conta da pandemia causada pelo Covid-19 e o consequente aumento da demanda do sistema de saúde.
A Gupy, startup de recrutamento e seleção de candidatos por meio de inteligência artificial, se uniu à Acesso Digital, empresa de reconhecimento facial e admissão online, e à Jobecam, plataforma 100% digital de vídeo recrutamento e uso de inteligência artificial, para disponibilizar seus serviços de recrutamento e seleção e admissão gratuitamente a hospitais e profissionais.
Por meio da plataforma da Gupy, hospitais podem se inscrever pelo link, solicitando atendimento da startup.
Todos os pedidos vão passar por uma triagem, dando prioridade a hospitais com maior demanda. A Gupy ajudará a entidade hospitalar a desenhar o processo de seleção, da abertura de vagas na plataforma até o manuseio e gerenciamento da ferramenta.
Aos profissionais de saúde interessados, a Gupy vai disponibilizar uma página que dará acesso ao painel de vagas em aberto, assim o profissional se candidata à posição que tiver mais interesse.
Para o projeto, a Jobecam disponibilizará sua plataforma para realização de entrevistas online, por videoconferência, com os candidatos que tiverem mais aderência à posição, garantindo que o processo seja 100% remoto.
Após a etapa de seleção, a Acesso Digital vai disponibilizar aos hospitais o uso do AcessoRH, que permite que os candidatos selecionados enviem os documentos para admissão pelo smartphone, sem que precisem se deslocar até a empresa. A ferramenta faz a validação dos dados e qualificação no e-Social.
A empresa de RH Employer também está fazendo uma força-tarefa para atender hospitais no estado de São Paulo. Os profissionais são selecionados por meio do Banco Nacional de Empregos (BNE) para a captação dos currículos.
Depois é feito contato telefônico com os candidatos para entrevistas e provas teóricas, feitas por meio de ferramentas de videochamadas. Após a aprovação pela unidade de saúde, a empresa faz a coleta de documentos de admissão por meio de ferramenta 100% online.
Segundo a gerente da unidade de São Paulo da empresa, Luciana Pires, a necessidade está no recrutamento, seleção e contratação urgente para os postos de enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, higienizadores, atendentes e recepcionistas.
Os interessados devem se cadastrar no BNE.