Destaque Economia Últimas Notícias

Empresários da construção estão otimistas em relação aos próximos seis meses

 

O índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade subiu 2,3 pontos, passando para 54,8 pontos em maio. O índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços apresentou aumento de 0,6 ponto, passando para 53,5 pontos, na passagem de abril para maio. Os índices de expectativa de compra de insumos e matérias-primas e de expectativa do número de empregados foram de 55,0 pontos e 54,7 pontos em maio, registrando alta de 2,9 pontos e 2,3 pontos, respectivamente.

Além disso, o índice de intenção de investimento da indústria da construção subiu 5,6 pontos entre abril e maio de 2023, passando de 39,8 pontos para 45,4 pontos. O resultado reverte toda a forte queda do mês anterior (5,5 pontos).

O índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção apresentou ligeiro aumento de 0,2 ponto na passagem de março para abril de 2023 e encerrou o mês 49,7 pontos. O índice permanece abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que indica o recuo do nível de atividade no período foi moderado e pouco disseminado. O índice de evolução do nível de número de empregados da indústria da construção ficou em 50 pontos em abril de 2023. O dado indica estabilidade do emprego no período.

O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria da construção está em 51,9 pontos em maio, após alta de 1,9 ponto. Ao se afastar da linha divisória de 50 pontos, o ICEI volta a mostrar confiança dos empresários. Todos os componentes do ICEI da construção apresentaram aumento na passagem de abril para maio. Contudo, apesar do aumento registrado, apenas o Índice de Expectativas ficou acima da linha divisória dos 50 pontos, alcançando 54,6 pontos. Embora tenha registrado aumento de 2,8 pontos, o Índice de Condições Atuais manteve-se abaixo da linha divisória dos 50 pontos, em 46,5 pontos. Assim, indica que os empresários avaliam que há piora das condições atuais da empresa e da economia.

Fonte: blog do Riella

foto: Ascom/CNI