Economia Política Últimas Notícias

DISCORDÂNCIA SOBRE VALOR MENSAL ADIA LANÇAMENTO DO RENDA BRASIL

DISCORDÂNCIA SOBRE VALOR MENSAL ADIA LANÇAMENTO DO RENDA BRASIL
Presidente Bolsonaro adiou o lançamento, que seria hoje, do programa Renda Brasil. O Governo busca assegurar o anúncio de valor próximo de R$ 300,00 por mês para trabalhadores informais e população carente.
Fica adiada também a prorrogação do auxílio emergencial, cujos estudos não ficaram prontos a tempo nos contatos do Ministério da Economia com outras áreas do Governo.
O Programa Casa Verde Amarela, com reformulação do Minha Casa Minha Vida, continua programado para ser lançado hoje. A reestruturação do programa de financiamento habitacional terá taxa de juros menores. A ideia é bancar as melhores condições de financiamento com recursos do FGTS.
O Governo está em contato permanente com o Congresso Nacional, especialmente com o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na negociação sobre os valores do auxílio emergencial e do Renda Brasil.

PIB – A previsão do mercado financeiro para a queda da economia brasileira este ano foi reduzida de 5,52% para 5,46%.
A estimativa de recuo do Produto Interno Bruto (PIB) está no boletim Focus, publicação do Banco Central (BC). O mercado financeiro tem reduzido a projeção de queda do PIB há oito semanas consecutivas.
Para o próximo ano, a expectativa é de crescimento de 3,50% para o PIB.
As instituições financeiras consultadas pelo BC ajustaram a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), prevendo inflação de 1,71% neste ano.

CONFIANÇA – O Índice de Confiança do Consumidor, da Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,4 ponto em agosto.
Atingiu 80,2 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Voltou ao mesmo nível de março deste ano.

IMÓVEIS – No primeiro semestre de 2020, o mercado imobiliário no Brasil registrou queda de 2,2% no número de unidades vendidas, na comparação com o primeiro semestre de 2019.
As vendas cresceram nas regiões Sul, Norte e Nordeste, com aumentos de 15,1%, 10,3% e 6,2% respectivamente.
A maior queda foi observada no Centro-Oeste, com -12,8%, seguida pelo Sudeste, com variação negativa de 9,6%.
Os dados são referentes ao estudo Indicadores Imobiliários Nacionais do 2º trimestre de 2020, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Senai Nacional

FUNDEB – Senado deve votar hoje a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta a participação da União no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e torna o fundo permanente.
A expectativa é aprovar o texto já em dois turnos sem mudanças, para que entre em vigor imediatamente.

BRASIL – Número de mortes no Brasil pela covid-19 chegou a 115.309.
Nas últimas 24 horas, foram 565 novos óbitos, abaixo da média das semanas anteriores.

COREIA – No mundo, surpreende a realidade da Coreia do Sul, que retoma medidas rígidas de fechamento de atividades, diante da escalada de novos casos de covid-19.

CONTRATOS – Presidente Bolsonaro prorrogou mais uma vez os prazos da redução de jornada e de salário, e da suspensão do contrato de trabalho, para os trabalhadores afetados pela pandemia.
Em julho, um decreto anterior estendia o programa de 90 para 120 dias, agora esse prazo será de 180 dias.

PRISÃO – O Secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, foi preso preventivamente na manhã de hoje (25).
O Ministério Público do DF obteve autorização para a prisão de oito integrantes da Secretaria, com 44 mandados de busca e apreensão, dentro da Operação Falso Negativo.
Há investigações ao mesmo tempo em oito estados. Apura-se a venda de testes de covid-19 falsos, em contratos que seriam fraudulentos.

ECONOMIA – Bolsa de Valores fechou ontem em 102.298 pontos.
E dólar a R$ 5,59.
Por RENATO RIELLA