Banner GDF – Creche
Política Últimas Notícias

Diário Oficial do Distrito Federal celebra 65 anos como guardião da história e da transparência pública

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) completa, nesta quinta-feira (16/5), 65 anos de existência, sendo um dos pilares da transparência e da legalidade na administração pública da capital federal. A primeira edição foi publicada em 1960, mesmo ano da inauguração de Brasília, então sob o nome de Diário Oficial da Prefeitura do Distrito Federal. O documento inaugural tratava da organização administrativa do novo território.

Desde então, o DODF se tornou o canal oficial para a divulgação de atos governamentais, como decretos, nomeações, leis, contratos e portarias, sendo ferramenta essencial para garantir o acesso à informação, a publicidade dos atos públicos e o controle social.

“O Diário Oficial é um patrimônio institucional do Distrito Federal. Representa o compromisso do governo com a clareza, a legalidade e a responsabilidade pública”, afirma o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.

Do papel à era digital

Em seis décadas e meia de existência, o DODF acompanhou não apenas a evolução política do DF, mas também os avanços tecnológicos. O que antes era produzido em folhas datilografadas hoje está disponível em formato digital, com acesso facilitado via internet.

“A digitalização do DODF foi um divisor de águas. Transformamos um documento histórico em uma ferramenta moderna, com navegação fácil, busca rápida e total acessibilidade”, destaca a secretária-executiva de Atos Oficiais, Raiana do Egito.

Acesso ao acervo histórico

Para os interessados em revisitar essa trajetória, o exemplar da primeira edição do DODF está disponível para consulta no Arquivo Público do Distrito Federal, localizado no SIA, Trecho 5, lotes 23/24. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3361-7738 ou no site oficial da Casa Civil.

Voz de Brasília 

Fonte: blog do riella

Foto: foto da web