Notícias

Despesas com pessoal e encargos sociais da União voltam a subir em 2023, indica relatório

Ministro Feranando Haddad (Fazenda), ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Alexandre Padilha (Relaões Institucionais) durante entrevista coletiva sobre a reoneração dos combustíveis, no ministério da Fazenda.| Sérgio Lima/Poder360 28.fev.2023

As despesas com pessoal e encargos sociais da União registraram um aumento em 2023, revertendo uma tendência de queda observada nos últimos três anos. De acordo com dados do Tesouro Nacional, o gasto totalizou R$ 369,4 bilhões no ano passado, representando um aumento de 2,8% em termos reais em relação ao ano anterior, quando foram gastos R$ 259,2 bilhões.

Essa reversão na trajetória de queda das despesas com pessoal foi observada no primeiro ano deste Governo, indicando uma mudança de tendência em relação à gestão anterior. No governo passado, as despesas com o funcionalismo haviam registrado uma queda de 10,5%, conforme dados oficiais.

Essa retomada no aumento dos gastos com pessoal e encargos sociais levanta questões sobre a gestão do orçamento público e a necessidade de se equilibrar as contas do governo. O aumento dos gastos pode gerar preocupações em relação ao controle fiscal e à capacidade de investimento em outras áreas prioritárias.

É importante que o governo adote medidas para garantir a sustentabilidade das contas públicas, buscando um equilíbrio entre as despesas com pessoal e os demais gastos do orçamento federal. A transparência e o controle rigoroso dos gastos são fundamentais para garantir a eficiência na utilização dos recursos públicos e o atendimento adequado das demandas da sociedade.

#DespesasComPessoal #GastosPúblicos #OrçamentoFederal