Últimas Notícias

Crédito consignado para trabalhadores CLT será liberado na sexta-feira pela Carteira Digital

A partir desta sexta-feira (21), trabalhadores com carteira assinada poderão contratar empréstimos consignados diretamente pelo aplicativo da Carteira Digital. A nova modalidade, batizada de Crédito do Trabalhador, busca simplificar o acesso ao crédito e oferecer taxas de juros mais baixas, com garantia do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Inicialmente, a contratação será exclusiva pelo aplicativo, permitindo que os trabalhadores escolham bancos e instituições financeiras diretamente na plataforma governamental. A partir de 25 de abril, a opção também estará disponível nos canais eletrônicos das instituições financeiras, com expectativa de que mais de 80 bancos sejam habilitados para oferecer o serviço.

Facilidade e juros reduzidos
O economista Ricardo Buso explica que o crédito consignado tem juros mais baixos porque representa um menor risco para as instituições financeiras, uma vez que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento.

“A vantagem do consignado, principalmente para as famílias endividadas, é a possibilidade de trocar uma dívida por outra com taxa menor, ajudando a equilibrar o orçamento”, destacou.

O governo estima que 47 milhões de trabalhadores serão beneficiados pela iniciativa, incluindo assalariados rurais e funcionários de Microempreendedores Individuais (MEIs). O pagamento será gerenciado por meio do eSocial, permitindo um controle mais transparente e seguro.

Impacto econômico e inclusão financeira
Durante o evento de lançamento do programa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a importância do crédito acessível para impulsionar a economia e democratizar oportunidades:

“Sem crédito, não há como garantir igualdade de oportunidades. O trabalhador precisa de um emprego, mas, quando associado à educação de qualidade e ao crédito acessível, isso pode mudar a história de um país.”

Já o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ressaltou que a nova modalidade tem o objetivo de dinamizar o mercado de crédito no Brasil, enquanto o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, fez um paralelo com a expansão do acesso bancário entre 2003 e 2010, período em que mais de 32 milhões de trabalhadores ingressaram no sistema financeiro.

“Esse é um olhar diferente, inclusivo. Não é segregando o cidadão que o mercado de crédito crescerá”, afirmou Vieira.

Com o novo Crédito do Trabalhador, o governo busca ampliar o acesso ao financiamento de forma segura e sustentável, reduzindo o endividamento e oferecendo melhores condições para milhões de brasileiros.

Fonte:blog do riella
Foto:foto da web

Tópicos