Economia

Confiança cresce entre os empresários, mas cai entre consumidores, aponta prévia da FGV

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Levantamento mostra que a recuperação da confiança empresarial também não tem sido homogênea entre os setores. A confiança dos empresários mostra recuperação em agosto, segundo prévia divulgada nesta sexta-feira (14) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Para os consumidores, no entanto, a situação inspira menos otimismo: entre eles, a confiança voltou a indicar cair.
Na passagem de julho para agosto, de acordo com dados prévios, a confiança dos empresários cresceu 5,8 pontos, para 93,3 – apenas 2,7 pontos abaixo do patamar de fevereiro. Já a confiança do consumidor recuou 3 pontos, para 75,8 – 12 abaixo do período antes da pandemia, “que já era baixo em termos históricos”, diz em nota o economista da FGV Ibre Rodolpho Tobler.
O levantamento mostra que a recuperação da confiança empresarial também não tem sido homogênea entre os setores, sendo mais consistente na indústria e no comércio que nos serviços e na construção.
Consumidor: -3,0 pontos, para 75,8
Empresarial: 5,8 pontos, para 93,3
Comércio: 10,2 pontos, para 96,3
Indústria: 8,8 pontos, para 98,6
Serviços: 3,6 pontos, para 82,6
Construção: 1,7 pontos, para 85,4
“O cenário de retomada deve se manter nos próximos meses, agora em ritmo mais gradual, principalmente em função da cautela dos consumidores e pelo nível de incerteza que se mantém elevado”, afirma Tobler.
A FGV aponta que o aumento da confiança empresarial na prévia de agosto decorre principalmente da melhora da percepção sobre a situação atual, além de melhores expectativas para o futuro. Já para os consumidores, as condições do momento presente permaneceriam estáveis, enquanto as perspectivas para os próximos meses pioraram.
Juliana Rosa: Confiança empresarial na recuperação da economia cresceu, aponta FGV