A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promove, de 27 a 29 de maio, a 6ª Semana Legislativa pela Mulher, iniciativa voltada ao fortalecimento da representatividade feminina na política e na sociedade do DF. O evento é uma realização da Escola do Legislativo (Elegis) e da Procuradoria Especial da Mulher (PEM). As inscrições estão abertas ao público.
A abertura, nesta segunda-feira (27), contará com um debate entre deputadas distritais e a psicóloga Giovana Perlin, abordando os desafios enfrentados pelas mulheres na política e os caminhos para promover autonomia e equidade de direitos. Participam da mesa as deputadas Dayse Amarílio (PSB), Doutora Jane (MDB), Jaqueline Silva (MDB) e Paula Belmonte (Cidadania).
Ainda no primeiro dia, será realizada uma sessão plenária especial, conhecida como “Dia D”, para discutir as principais conquistas e os direitos das mulheres no Distrito Federal.
Programação
Entre os destaques da programação, está a palestra “Mulheres na política: participação, autonomia e direitos”, ministrada pela jurista e ministra do TSE Edilene Lôbo. O evento também contará com a roda de conversa “Mulheres que inspiram”, que reunirá:
-
Ana Paula Bernardes (artista plástica)
-
Ilda Peliz (ativista)
-
Kátia Ferreira (empreendedora social)
-
Maria de Lourdes Abadia (ex-deputada distrital)
-
Marlla Angélica Costa (educadora)
Durante os três dias do evento, estará aberta ao público a exposição “Heroínas Tchecas: Grandes Mulheres da História e da Atualidade Tcheca”, promovida pela Embaixada da República Tcheca. A mostra destaca figuras femininas de destaque em áreas como política, arte, ativismo, esporte e moda.
Sobre a Semana Legislativa pela Mulher
Criada pela Lei 6.106/2018, de autoria das ex-deputadas Celina Leão e Telma Rufino, a Semana tem o objetivo de ampliar a conscientização sobre a importância da equidade de gênero, por meio de debates, oficinas, palestras e atividades educativas, em parceria com a sociedade civil, universidades e instituições públicas e privadas.
Voz de Brasília – A política com voz feminina ganha ainda mais força no DF.
Fonte: Blog do Riella
Foto: foto da web





Add Comment