Eventos

Brazlândia completa 89 anos e recebe sábado o projeto Sistema Fecomércio Perto de Você

Brazlândia completará 89 anos e receberá um dia inteiro de atividades gratuitas. No sábado (4), o projeto Sistema Fecomércio Perto de Você vai levar diversos serviços oferecidos pela Federação do Comércio do Distrito Federal, Sesc-DF, Senac-DF e Instituto Fecomércio.

Os moradores terão programação para as crianças, serviços de saúde com colocação de DIU, exames e consultas, assistência social, orientação nutricional e jurídica, atendimentos com dentistas e ginecologistas, corte de cabelo, maquiagem, oficinas de gastronomia e moda, além de distribuição de pipoca e algodão doce. As atividades ocorrerão das 9h às 16h, ao lado da feirinha da Vila São José.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, nasceu em Corumbá (GO), mas viveu sua infância e parte da adolescência em Brazlândia. Na cidade, ele fincou raízes no esporte e iniciou sua trajetória no comércio. Aos 56 anos, ele retorna à região com diversos serviços oferecidos gratuitamente. “Trabalhei com meu pai na feira central da cidade vendendo galinhas aos domingos. Durante a semana eu vendia “dindin”, picolé e aos sábados engraxava sapatos. Toda essa história fez com que eu chegasse no comércio. Tenho um sentimento enorme de gratidão por esse lugar”, conta.

O Sesc-DF levará serviços na área de saúde, assistência social e jurídica, cultura, relacionamento com o cliente e educação. O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, destaca que a programação contará com grande estrutura de serviços essenciais que estarão distribuídos nas carretas com atendimento odontológico e espaço exclusivo para saúde da mulher. “Será um dia especial para a comunidade de Brazlândia. Teremos atendimentos gratuitos com o objetivo de levar para as pessoas um pouco das atividades que oferecemos nas unidades. Todos os nossos pilares vão estar presentes para proporcionar cultura, lazer, esporte, educação e assistência”, explica o diretor.

Os moradores da região vão receber a Unidade Móvel Saúde da Mulher, responsável por promover exames de Papanicolau (preventivo) em mulheres de 25 a 64 anos e exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos para rastreamento de cânceres de colo uterino e mama. A unidade móvel totalmente revitalizada do projeto Sesc Mais Saúde também oferecerá para a população consultas médicas e mapeamento de saúde. Dentro do ônibus também são realizadas as triagens das mulheres, preparando a comunidade para receber os atendimentos ginecológicos especializados.

Outro serviço será o atendimento odontológico da carreta OdontoSesc Sorriso. O evento contará com atividades de prevenção, promoção de saúde, restaurações e pequenas cirurgias. A Odontologia do Sesc realiza atendimento humanizado oferecendo 32 consultas por dia durante o evento com procedimentos de extração simples, restauração e limpeza dentária. Além disso, equipes de dentistas realizarão educação em Saúde bucal com bocão gigante, boquinha, teatro de fantoches e distribuição de escovas para as crianças.

O Cozinha Sem Sobras itinerante desenvolverá suas ações em um Trailer do Sesc, no formato de palestras e oficinas culinárias ministradas por nutricionistas. A carreta do BiblioSesc é outra novidade que também estará no evento. O espaço móvel de biblioteca, instalada em um caminhão com carroceria adaptada com estantes, segue percorrendo todas as edições de evento do projeto Sistema Fecomércio perto de Você.

O Senac-DF estará presente com os serviços de massagem relaxante, ventosaterapia, jogos digitais, corte de cabelo masculino e feminino, design de sobrancelhas e maquiagem. Para a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, o projeto Sistema Fecomércio Perto de Você nas regiões administrativas traz inúmeros benefícios para a população. “Será um momento de experiências incríveis. O Senac estará em Brazlândia para continuar transformando vidas por meio da educação profissional e de nossos serviços que estarão disponíveis para toda a população, de forma gratuita. É uma alegria imensa poder participar de ações como essas”, conta Karine.

Fonte: Ascom/ Sesc-DF
Foto: SESC