Meio Ambiente

Bombou no g1: O ‘monstro do rio’ com mais de 109 kg que foi pescado nos EUA e pode ter mais de 100 anos

Bombou no g1: O ‘monstro do rio’ com mais de 109 kg que foi pescado nos EUA e pode ter mais de 100 anos thumbnail

Esta reportagem foi originalmente publicada em maio de 2021 e faz parte de um especial do g1 que relembra algumas das histórias mais lidas do ano. A imagem foi divulgada pelo Escritório de Conservação de Peixes e Vida Selvagem de Alpena, uma cidade de aproximadamente 10 mil habitantes a cerca de 400 km de Detroit e presume-se que se tratava de uma fêmea. Bombou no g1: ‘monstro do rio’ é pescado nos Estados Unidos
Arquivo pessoal
Histórias inspiradoras, personagens marcantes, causos divertidos e dúvidas comuns a todos. Neste mês de dezembro, o g1 reconta reportagens que foram sucesso de audiência ao longo de 2021. Hoje é dia de relembrar como a imagem de um peixe que ficou conhecido como o ‘monstro do rio’. Ele foi pescado nos Estados Unidos, tinha mais de 100 kg e pode ter mais de 100 anos de idade. Depois do flagrante, o animal foi devolvida à natureza.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Esta reportagem foi originalmente publicada em maio de 2021 e faz parte de um especial do g1 que relembra algumas das histórias mais lidas do ano.

Veja o que mais bombou no g1

A criança que se recusou a tirar máscara e recebeu R$ 180 mil como prêmio
O bolo encomendado a mais de 300 km — e como isso só foi descoberto na hora da retirada
Cão que tocava campainha assustava moradores até ser ‘pego no flagra’
Diabão, Gretchen, Douglas Souza… os vídeos mais vistos no canal do Youtube

Relembre a história
Um peixe gigante de mais de 100 kg e que pode ter mais de 100 anos foi pescado no Rio Detroit, nos Estados Unidos, em abril de 2021. O animal foi devolvido à natureza.
A imagem do “monstro do rio” foi divulgada pelo Escritório de Conservação de Peixes e Vida Selvagem de Alpena, uma cidade de aproximadamente 10 mil habitantes a cerca de 400 km de Detroit, capital do Michigan (veja o mapa mais abaixo).
Chamado de “monstro do rio da vida real”, o peixe pesava 109 kg (240 libras), media 2 metros e 28 centímetros de comprimento (6’10”) e tinha quase 1 metro e 20 centímetros de circunferência (4 pés).
“Uma captura de uma vez na vida para nossa tripulação de espécies nativas do Rio Detroit na semana passada!”, comemorou a entidade em uma rede social. “Este peixe é um dos maiores esturjões de lago já registrados nos EUA”.
“Com base em sua circunferência e seu tamanho, presume-se que seja uma fêmea e que ela vagueia por nossas águas há mais de 100 anos”, detalhou o Escritório de Conservação de Peixes e Vida Selvagem de Alpena.
“Ela provavelmente nasceu no rio Detroit por volta de 1920, quando Detroit se tornou a quarta maior cidade da América”, segundo a entidade. “Ela foi rapidamente devolvida ao rio.”
O esturjão do lago é um peixe de água doce que vive na América do Norte, da Baía de Hudson, no Canadá, até o rio Mississippi, que cruza os EUA de Norte a Sul.
O esturjão macho vive entre 50 a 60 anos, mas uma fêmea pode viver até 150 anos, segundo o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.
Veja outros peixes monstruosos no vídeo abaixo:
‘Peixes monstruosos’: veja casos de animais enormes ou de formas assustadoras encontrados