Destaque Economia Política Últimas Notícias

BOLSONARO DEFENDE IMAGEM DO BRASIL AO FALAR HOJE NA ONU

BOLSONARO DEFENDE IMAGEM DO BRASIL AO FALAR HOJE NA ONU

Vídeo do discurso de abertura da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, focalizando o Presidente Jair Bolsonaro, será exibido às 10h15 de hoje.

Ele deve citar avanços no combate a incêndios da Amazônia. Destacará que o Brasil é vítima dos interesses contrariados de rivais no agronegócio e de ONGs que perderam dinheiro e influência em seu mandato.

Também descreverá as respostas do País à crise da pandemia, como o auxílio emergencial, que protegeu a população mais pobre.
Mostrará ainda medidas tomadas para proteger as atividades empresariais.

Os 75 anos de criação da Organização das Nações Unidas (ONU) marcam a primeira vez em que a Assembleia Geral ocorrerá virtualmente.

O Vice-Presidente Hamilton Mourão confirmou que Bolsonaro vai usar o discurso na ONU para rebater as críticas feitas ao Brasil em relação à Amazônia.

CORREIOS – Tri¬bunal Su¬pe¬rior do Tra¬balho aprovou a cor¬reção de sa¬lário para os fun¬ci¬o¬ná¬rios dos Cor¬reios, que pode al¬cançar o teto má¬ximo de 2,6%.
Se os fun¬ci¬o¬ná¬rios in¬sis¬tirem nas greves e pi¬quetes, a ins¬ti¬tuição será mul¬tada di¬a¬ri¬a¬mente no valor de 100 mil reais.

No entanto, na mídia, lideranças sindicais incentivam os empregados a não voltarem ao trabalho. Reclamam que cláusulas do contrato social foram alteradas pela Justiça do Trabalho.

PIB – Amplia-se o otimismo dos analistas econômicos consultados pelo Banco Central sobre a queda do PIB em 2020, agora prevista para 5,05% (na semana passada, a previsão era de 5,11%).

Para 2021, as projeções contidas no Boletim Focus do BC mantêm a previsão de alta de 3,50% para o PIB (Produto Interno Bruto).
O relatório mostra que a projeção para a produção industrial de 2020 é de baixa de 6,30%.

As instituições financeiras consultadas pelo BC ajustaram a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) para 1,99% este ano.

TRÂNSITO – O projeto que altera pontos do Código de Trânsito Brasileiro (PL 3267/19) volta à Câmara dos Deputados hoje.
A carteira de motorista passa a ter validade de 10 anos, mas somente para os condutores com até 50 anos.

Para perder o documento, a pontuação pode variar de 20 pontos (como é hoje) a 40, se a maior parte das infrações for leve ou média.

SENADO – Medida Provisória 971, que caduca hoje, deve ser votada pelo Senado, prevendo a recomposição salarial para policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal, Amapá, Rondônia e Roraima.

IMPEACHMENT – Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro começou a contar o prazo de 48 horas para que entre na pauta do plenário o parecer da comissão especial da Casa que analisou o pedido de impeachment do Governador Witzel.
Com isso, o parecer poderá ser votado amanhã (23).

BB – Rubem Novaes finalmente renunciou formalmente ao cargo de presidente do Banco do Brasil.
O novo presidente, André Brandão, deve tomar posse hoje de manhã no Palácio do Planalto.

André Guilherme Brandão, 55 anos, é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Mackenzie (SP). Tem 34 anos de experiência no mercado financeiro. Trabalhou no HSBC por mais de 20 anos em diferentes funções, inclusive como chefe global do banco para as Américas e para a Europa.

PERITOS – INSS informou que 149 peritos médicos federais retomaram os atendimentos em 57 agências da Previdência Social em todo o país.

Mas a situação ainda é de insegurança, com grande deficiência no atendimento a segurados, que esperam solução desde o início do ano.

COVID – Tendência de mortes diárias pela covid-19 no Brasil se mantém. Ontem foram registrados 377 óbitos.
No total, são 137.272 mortes desde o início da pandemia.

TEMPO – Hoje começa a primavera, com ocorrência de primeiras chuvas em diversas regiões, onde houve seca de mais de 100 dias.

ECONOMIA – Num dia de incertezas no Brasil e nos principais mercados mundiais, a Bolsa de Valores caiu ontem para 96.991.
E dólar fechou em alta, a R$ 5,39.
Por RENATO RIELLA