Boa relação, sintonia e estar atento aos detalhes são caminhos importantes para que o negócio prospere. Boa relação entre franqueador e franqueados pode ser receita de sucesso
Uma rede de ensino de idiomas com 47 unidades no Brasil comemora os quase 15 anos de operação com uma marca importante no histórico: nunca fechou uma unidade. A boa relação entre franqueadora e franqueados foi o que fez a diferença para o sucesso.
“Nós optamos por um crescimento lento, mas muito sustentável, para que a gente consolidasse a marca. E dentro desses anos, a gente foi percebendo que não fechávamos unidades. E isso é um grande feito no nosso setor”, explica André Belz, que é franqueador da rede de ensino.
André Belz também revela que a receita para que o negócio dê certo é que todos saibam suas responsabilidades e competências.
“O bom franqueado é aquele que entende o seu papel. Ele sabe que o papel dele de gerir pessoas, o negócio dele financeiramente, comercialmente e que ele tem responsabilidades compartilhadas com as da franqueadora”, completa André.
Isso foi o que as sócias a Erivania Carvalho e Isabel Marques que compraram uma unidade da rede. Elas têm a franquia há quatro meses e pegaram a escola com 69 alunos, hoje, são 120. Com o esforço, todo mundo saiu ganhando: alunos, franqueadas e franqueadora.
Estratégia conjunta
Quando se tem uma franquia, também não adianta fazer promoções ou adotar mudanças no atendimento por conta própria, sem validar a ideia com a rede. O franqueado tem saber que ele é parte de um todo: precisa seguir regras para que todos atinjam o melhor resultado.
A parceria entre o franqueado Anderson Sousa e o franqueador Murillo Piotrovski, por exemplo, já dura 16 anos. Anderson é dono de quatro lojas da rede de óticas criada por Murillo, que afirma que o franqueado tem que estar muito presente na loja, que é um varejo, de domingo a domingo.
“O franqueado precisa estar muito presente na loja. O olho do dono é muito importante para esse negócio prosperar”, afirma o franqueador Murillo Piotrovski.
Saiba como abrir uma franquia
Saiba como abrir uma franquia
Quem pretende abrir uma franquia, o primeiro passo obrigatório é receber e ler, com muita atenção, a Circular de Oferta de Franquia, que é um documento previsto na lei de franquia. Ela estabelece as obrigações do franqueador e da empresa que quer oferecer o seu negócio para o franqueado. Muito importante também é consultar um advogado para tirar dúvidas sobre o conteúdo da COF.
A advogada Renata Pin explica que é uma maneira do candidato ter segurança na hora de assinar o contrato e quais as obrigações dele.
“Para que o candidato tenha segurança na hora de assinar o contrato sobre qual tipo de negócio ele ta entrando e quais as obrigações dele”, explica a advogada.
É preciso pesquisar bastante os mercados antes de entrar de vez numa franquia. Escolher algo que a pessoa realmente goste, acredite e combine com o estilo de vida dela. Outra sugestão é visitar feiras do setor e outros franqueados da rede.
ROCKFELLER – UNIDADE JARDIM SÃO PAULO
Av. Leôncio De Magalhães, 706 – Jardim São Paulo
São Paulo / SP – CEP: 02042-000
Telefone Unidade: (11) 3459-8302
Telefone Expansão: (47) 3398-3138 / (47) 99784-1194
Site: www.rockfeller.com.br
GRANDVISION BY FOTOTICA – SHOPPING VILA LOBOS
Av. das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros – Loja 123/124
São Paulo / SP – CEP: 04795-100
Telefone: (11) 3021-6905
Site: www.grandvisionbyfototica.com.br
ESPECIALISTA DENIS SANTINI
Grupo MD
Rua Aspicuelta, 208 – Vila Madalena
São Paulo / SP – CEP: 05433-010
Telefone: (11) 3050-5555
Instagram: @denissantini
SHOPPING VILLA LOBOS
Av. das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros
São Paulo / SP – CEP: 05477-0100
Telefone: (11) 3024-3738
Site: www.shoppingvillalobos.com.br
ADVOGADA RENATA PIN
AOA (Andrea Oricchio Advogados)
Rua Funchal, 411 – 5º Andar – Vila Olímpia
São Paulo / SP – CEP: 04551-060
Telefone: (11) 3382-1462
Site: www.aoadvogados.adv.br
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