Blogueiros de viagem lançam e-book solidário para ajudar comunidades afetadas pela pandemia no Brasil thumbnail
Turismo

Blogueiros de viagem lançam e-book solidário para ajudar comunidades afetadas pela pandemia no Brasil

Todo o valor arrecadado com a venda é revertido para entidades que trabalham com turismo comunitário e estão afetadas pela pandemia. Mercado Velho de Rio Branco, no Acre
Reprodução/TV Acre
Um grupo de 70 criadores de conteúdo digital sobre viagens se reuniu para uma ação solidária, a produção do e-book “Lugares Apaixonantes pelo Brasil”. O guia tem sugestões de 135 destinos. Todo o valor arrecadado com a venda é revertido para entidades que trabalham com turismo comunitário e estão afetadas pela pandemia.
Um grupo de 70 criadores de conteúdo digital sobre viagens se reuniu para uma ação solidária, a produção do e-book “Lugares Apaixonantes pelo Brasil”. O guia tem sugestões de 135 destinos. Todo o valor arrecadado com a venda é revertido para entidades que trabalham com turismo comunitário e estão afetadas pela pandemia.
Com a crise e as restrições internacionais ainda em vigentes, muitos países têm apostado no turismo interno para começar a reanimar o setor. A proposta do grupo é inspirar os brasileiros a se reconectarem com o país, quando for possível viajar, priorizando destinos mais afetivos. “São 340 páginas recheadas de textos e fotos sobre lugares em todos os estados e no Distrito Federal, que vão além do óbvio. Pode-se encontrar ideias de viagens no Acre, Rondônia, além de lugares menos conhecidos no Rio de Janeiro, São Paulo, em todas as regiões”, explica à RFI a blogueira e criadora do projeto, Deb Waldmann.
A inspiração veio de um projeto semelhante na Itália, país onde Deb mora atualmente. O “Travel Blogger per l’Italia” arrecadou 30 mil euros para entidades locais e, agora, prepara a edição impressa do e-book.
No Brasil, a prioridade foi encontrar beneficiários que promovam o turismo de forma consciente. “A gente achou muito interessante o projeto da Vivejar, que é uma operadora focada em turismo sustentável. Eles levam o turista a ter contato direto com comunidades locais. Dois dos projetos em que eles atuam estão sendo diretamente ajudados. O Turiarte, que ajuda artesãs em Santarém, no Pará, e o Favela Orgânica, que trabalha com as comunidades do Chapéu Mangueira e do Morro da Babilônia, no Rio”, diz a blogueira.
Metas
Com o sucesso do lançamento do e-book, e recorde de acessos que desativou por algumas horas a plataforma de doações, a primeira meta já está alcançada. “Praticamente em 48 horas a gente já tinha arrecadado 10 mil reais, então a gente passou para a segunda organização, que é a Associação de Guias de Turismo da Serra da Capivara no Piauí. Além de ajudar essa comunidade, que está impedida de trabalhar, porque o parque nacional está fechado, a gente espera dar mais visibilidade para esse destino, que acaba não sendo muito visitado, tem pouco mais de 5 mil visitantes por ano e é fantástico, guarda uma herança histórica e cultural do Brasil que pouca gente conhece”, explica Deb Waldmann.
Para adquirir o “Lugares Apaixonantes pelo Brasil” basta acessar o site do projeto e fazer uma doação de valor livre, mas no mínimo de 10 reais. O link para baixar o e-book vai no email de agradecimento para o doador.
(Por Caroline Ribeiro, de Lisboa)

Tópicos