Economia

Banco Inter lidera ranking de reclamações no 1º trimestre de 2020, diz Banco Central

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Lista leva em consideração bancos com mais de 4 milhões de clientes. Banco Pan e BMG são, respectivamente, o segundo e o terceiro com mais queixas registradas. O banco Inter foi a instituição financeira que mais recebeu reclamações de clientes no primeiro trimestre de 2020, informou nesta quarta-feira (15) o Banco Central (BC). A lista leva em consideração as queixas contra instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes.
Para obter o índice e fazer o ranking, o Banco Central divide o número de reclamações pelo de clientes da instituição e multiplica o valor por 1 milhão. O órgão criou a fórmula para equilibrar as queixas em relação ao tamanho da instituição financeira.
Neste levantamento, Banco Pan e o BMG ficaram, respectivamente, na segunda e na terceira posições dos bancos com mais reclamações no segundo trimestre deste ano.
O Banco Inter informou que tem adotado todas as medidas necessárias para garantir a melhor experiência para seus mais de 5 milhões de correntistas, investindo na implantação de uma nova plataforma de atendimento e no aumento das equipes de suporte ao cliente.
“Além disso, destaca que o resultado das reclamações em fevereiro e março é atípico e está relacionado ao processo de troca da processadora de cartões, ação necessária para trazer mais estabilidade, melhor experiência e segurança, e que ocasionou inconsistências pontuais nas operações, ao longo do processo de migração. O Banco reafirma que trabalha continuamente para aperfeiçoar os canais de atendimento e seus processos”, acrescentou o banco Inter.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Banco Pan informou que “trabalha consistentemente em medidas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor”.
“[O Banco Pan] Liderou a mobilização do setor para a Autorregulação do Crédito Consignado, implementada pela Febraban e ABBC e vigente desde janeiro deste ano para redução do número de reclamações. Foi também pioneiro entre os Bancos na criação do serviço ‘Não Me Ligue’. O PAN reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”, acrescentou a instituição.
O G1 entrou em contato com o BMG e, até a última atualização dessa reportagem, ainda não havia obtido resposta.
No ranking de reclamações do quarto trimestre de 2019, o banco Pan liderava o ranking. Naquele momento, ainda segundo o Banco Central, o BMG e o Banrisul ficaram na segunda e na terceira posições.
Reclamações
O Banco Central considerou procedentes 780 reclamações de clientes registradas contra o Banco Inter de janeiro a março deste ano. A instituição tem 4,77 milhões de clientes.
No caso do banco Pan, que possui 4,84 milhões de clientes, foram registradas 792 reclamações no primeiro trimestre de 2020.
Já o BMG, que tem 4,95 milhões de clientes, sofreu 407 reclamações consideradas procedentes pela autoridade monetária no mesmo período.