Turismo

Após Trump sugerir restringir viagens entre EUA e Brasil, Pompeo quer retomar voos para 'recuperar economia'

Após Trump sugerir restringir viagens entre EUA e Brasil, Pompeo quer retomar voos para 'recuperar economia' thumbnail

Secretário de Estado dos EUA afirma que retomada deve ocorrer de maneira segura aos dois países. Presidente havia sugerido ao governador da Flórida a suspensão dos voos entre aeroportos do estado norte-americano ao Brasil. Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, em entrevista coletiva em Washington nesta quarta-feira (29)
Andrew Harnik/Pool via Reuters
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou nesta quarta-feira (29) que quer retomar as viagens aéreas entre Brasil e Estados Unidos para “recuperar a economia”.
Em resposta à pergunta feita pela repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, o chefe da diplomacia norte-americana disse que essa retomada deverá ocorrer “de maneira segura para o Brasil e para os EUA e para nossos bons amigos”. Ele não detalhou, porém, como isso vai ocorrer.
“Vamos trabalhar em estreita colaboração com o Brasil, queremos recuperar nossas economias e um dos elementos para isso é restaurar as viagens aéreas comerciais entre nossos dois países”, disse Pompeo.
A declaração veio um dia depois de o presidente Donald Trump sugerir o banimento de voos entre os dois países ao dizer que os brasileiros passam por “surto sério” de novo coronavírus.
Na véspera, o governador da Flórida, Ron DeSantis, disse a Trump que não via necessidade em suspender os voos saindo do estado — dos aeroportos de Miami e Fort Lauderdale — ao Brasil. O presidente, porém, insistiu:
“Se precisar [interromper voos], nos avise”.
Depois, Trump disse que avalia testar passageiros de voos internacionais saídos de “áreas muito infectadas” e afirmou que “o Brasil está chegando nessa categoria”. “Acho que eles vão ficar bem, eu espero que eles fiquem bem. Ele é muito amigo meu, o presidente [Jair Bolsonaro]”, acrescentou.
Crise no setor aéreo
Presidente dos EUA, Donald Trump, concede entrevista na Casa Branca nesta terça-feira (28). Em primeiro plano, uma réplica de um avião oficial norte-americano
Carlos Barria/Reuters
A crise gerada pela pandemia de Covid-19 afetou gravemente o setor aéreo, que registra diminuição em cerca de 90% em sua atividade no Brasil. A falta de oferta de voos e o avanço do novo coronavírus levou a Embaixada dos Estados Unidos a emitir aviso aos cidadãos do país que estivessem em território brasileiro para que retornassem imediatamente aos EUA.
Trump comenta possibilidade de suspender voos entre EUA e Brasil
Initial plugin text