Economia

Aneel aprova reajuste médio de 6,75% na conta de luz dos consumidores da Light

Aneel aprova reajuste médio de 6,75% na conta de luz dos consumidores da Light thumbnail

Empresa atende 31 cidades do Rio de Janeiro. Aumento começa a valer em 15 de março para os clientes da distribuidora. Para consumidores residenciais, a alta média será de 4,67%. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (9) reajuste médio de 6,75% na conta de luz dos consumidores da Light a partir do dia 15 de março.
Os consumidores comerciais e residenciais (baixa tensão) terão um reajuste médio de 4,67%. Para os de alta tensão, consumidores industriais, a correção média será de 11,83%.
Cerca de 3,9 milhões de unidades consumidoras são atendidas hoje pela Light em 31 municípios do Rio de Janeiro.
De acordo com a Aneel, um dos fatores que contribuíram o aumento foi a alta do dólar, que impacta valor da energia da hidrelétrica de Itaipu, que fornece parte da energia consumida no Rio.
A energia de Itaipu é indexada ao dólar, que teve forte alta nos últimos doze meses, pois a moeda norte-americana passou R$ 4,33 para R$ 5,42, informou a Aneel.
Segundo a Agência, o reajuste para as tarifas da Light não foi maior porque foi autorizado o abatimento de créditos de PIS/Cofins da base de cálculo do ICMS.
VÍDEO: Últimas notícias de Economia