Meio Ambiente

AM tem duas cidades incluídas em plano de redução de desmatamento na Amazônia

AM tem duas cidades incluídas em plano de redução de desmatamento na Amazônia thumbnail

Municípios de Lábrea e Apuí, que têm altos índices de perda florestal, estão entre as 11 cidades prioritárias. Área desmatada perto de Apuí, Amazonas; o procurador Daniel Azeredo diz que discurso leniente do governo tem incentivado destruição ambiental
Ueslei Marcelino/Reuters
Dois municípios do Amazonas estão incluídos no Plano Amazônia 2021/2022, publicado nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União, com o objetivo de reduzir o desmatamento na região.
Os municípios de Lábrea e Apuí, que têm altos índices de perda florestal, estão entre as 11 cidades prioritárias. A lista consta na resolução assinada pelo vice-presidente do Brasil e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão.
Mourão apresenta pela primeira vez plano de redução de desmatamento na Amazônia, mas meta é inferior à devastação registrada pelo governo
Chamada de Plano Amazônia 2021/2022, esta é a primeira vez desde o início do governo Bolsonaro que o país apresenta uma meta oficial de combate ao desmatamento na Amazônia. Nela, Mourão sinaliza que pretende reduzir o desmatamento, até o fim de 2022, aos níveis da média registrada entre 2016 e 2020.
O Plano prevê que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) poderão fazer a contratação temporária de pessoal, especialmente agora que não vão contar mais com o apoio de militares das forças armadas, após o encerramento da operação Verde Brasil 2.
Veja vídeos mais assistidos do G1 Amazonas nos últimos 7 dias