Economia

Alta de tributo para bancos pode encarecer empréstimos, diz Febraban

Alta de tributo para bancos pode encarecer empréstimos, diz Febraban thumbnail

Na segunda-feira (1º), o governo zerou os impostos federais sobre diesel e gás de cozinha e aumentou a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras para compensar a perda de arrecadação. VÍDEO: Presidente da Febraban aponta encarecimento do crédito
O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, afirmou nesta terça-feira (2) que o aumento da tributação sobre os bancos deve ser repassado para o consumidor, com o encarecimento do custo do crédito.
“Muito provavelmente vai encarecer o crédito. É muito provável que haja reflexo, ainda não sei em qual proporção”, disse o presidente da Febraban. “Haverá todo um esforço do setor bancário para que nós não venhamos a repassar todo esse custo para o crédito, mas não dá para segurar isso. É natural que aumento de custos sejam repassados para os produtos e serviços.”
Na segunda-feira (1º), o governo zerou os impostos federais sobre diesel e gás de cozinha e aumentou a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras para compensar a perda de arrecadação.
Governo zera impostos que incidem sobre óleo diesel e gás de cozinha; Ana Flor comenta
A equipe econômica ainda alterou as regras de IPI para a compra de veículos por pessoas com deficiência e encerrou o Regime Especial da Indústria Química (REIQ), também com o objetivo de recompor a perda de receita.
Segundo o executivo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, garantiu, por meio de uma ligação telefônica realizada pela manhã, que a medida é temporária e que deve durar seis meses. “Portanto, estamos dando um voto de confiança ao ministro da Economia.”
Vídeos: Últimas notícias de economia
,