Economia

Aleksandar Mandić, um dos pioneiros da internet como negócio no Brasil, morre aos 66 anos

Aleksandar Mandić, um dos pioneiros da internet como negócio no Brasil, morre aos 66 anos thumbnail

Mandić desenvolveu um dos primeiros provedores de internet do Brasil na década de 90. A causa da morte não foi divulgada. Aleksandar Mandic, um dos precursores do e-mail corporativo no Brasil e fundador da empresa Mandic, foto de maio de 2012
Márcio Fernandes de Oliveira/Estadão Conteúdo/Arquivo
Morreu na tarde desta quinta-feira (6), aos 66 anos, Aleksandar Mandić, um dos pioneiros da internet como negócio no Brasil. A causa da morte não foi divulgada, mas o empresário vinha tratando uma leucemia.
A informação foi divulgada pelo filho do empresário, Axel Mandić, nas redes sociais.
Morte do empresário Aleksandar Mandić foi confirmada nas redes sociais pelo seu filho Axel.
Reprodução / Redes Sociais
Carreira
Em 1990, Mandić investiu no seu próprio empreendimento, o Mandic BBS. A partir dele, o empresário criou um dos primeiros provedores de internet do Brasil, que se tornou um dos principais do país, eleito como o Melhor Provedor iBest 97/98 e recebendo o título também no ano seguinte.
Em 1999, um ano depois de vender a Mandic BBS, o empreendedor fundou, juntamente com Nizan Guanaes e Matinas Suzuki Jr, o portal de notícias e conteúdos iG (Internet Group), onde atuou como vice-presidente até 2001.
Em 2002, o empresário, recuperou a marca “Mandic”, mas, desta vez, para trabalhar com e-mails corporativos, sob o nome de “mandic:mail”, que tinha o slogan “o melhor e-mail que a internet pode fazer”.
Com amplo crescimento, o serviço acabou se transformando e deu início a ofertas de produtos de computação em nuvem. Dez anos depois, em março de 2012, o empreendedor decidiu vender novamente a marca.
Já em 2013, o empresário criou o aplicativo Mandić Magic, que hoje se chama Wi-Fi Magic. Ele é um banco de dados, alimentado pelos próprios usuários, onde são armazenados senhas de Wi-Fi de locais públicos, disponibilizado de forma gratuita.
Graças às suas criações, Mandić recebeu alguns prêmios durante sua carreira. Em 1999, o de “Empreendedor Master do Ano” pela Ernst & Young e o prêmio Casa da Universidade. Em 2006, ele ganhou o Prêmio SUCESU 40 Anos, da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações.