Durante a abertura da Reunião de Ministros de Indústria do BRICS, realizada nesta quarta-feira (21/5), em Brasília, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu que o avanço de uma economia global mais inclusiva e resiliente depende diretamente do fortalecimento industrial e tecnológico dos países que integram o bloco.
“Sob a liderança do presidente Lula, com o lema ‘Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável’, a presidência brasileira do BRICS assume o compromisso de promover soluções práticas e coordenadas entre nossos países — especialmente nas agendas industrial, tecnológica e produtiva”, destacou Alckmin no discurso de abertura.
O vice-presidente enfatizou ainda que a ampliação do BRICS, prevista para 2024 e 2025, representa um novo momento de articulação geopolítica, com impacto global. “Juntos, representamos quase metade da população mundial, 39% do PIB global em paridade de poder de compra e 24% do comércio internacional”, ressaltou.
Micro e pequenas empresas em destaque
Também presente à mesa de abertura, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, defendeu a criação de um grupo de trabalho dedicado exclusivamente às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) no âmbito do BRICS. Ele destacou o papel estratégico desse setor na promoção da inclusão social e do dinamismo econômico.
“Nos países do BRICS, esse setor constitui a espinha dorsal do desenvolvimento produtivo. A criação desse grupo será um marco estratégico para intercambiar experiências, fomentar iniciativas conjuntas e fortalecer a presença das MPMEs no comércio intrabloco e na economia global”, afirmou.
Segundo França, no Brasil, as micro e pequenas empresas representam 98% das empresas formais e 75% dos empregos gerados no país, sendo um componente vital da estrutura econômica nacional.
Cooperação industrial e tecnológica
A reunião ministerial aborda temas como Transformação Digital da Indústria, Manufatura Inteligente, Robótica, integração de cadeias produtivas e fortalecimento de MPMEs. A expectativa é de que o encontro produza documentos estratégicos que serão encaminhados à Cúpula de Chefes de Estado do BRICS, marcada para julho, no Rio de Janeiro.
A presidência brasileira do bloco neste ano busca consolidar um novo ciclo de cooperação sul-sul, centrado em desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica e prosperidade compartilhada.
Voz de Brasília – Informação que transforma o seu dia
Fonte: agência gov
Foto: foto da web





Add Comment