O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (17) que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cúpula do G7, em Évian, na França, e chamou o Brasil de um “país politicamente difícil”.
Confusão sobre filhos de Bolsonaro
Trump pareceu confundir Flávio e Eduardo Bolsonaro ao comentar sobre processos eleitorais no país. Ele disse que soube da prisão de “Bolsonaro Jr.”, associando erroneamente à eleição de Flávio, enquanto Eduardo Bolsonaro, condenado recentemente pelo STF, ainda não começou a cumprir a pena.
Lula rebate críticas
Em resposta, Lula afirmou que Trump não pode interferir no processo eleitoral brasileiro e disse que o presidente dos EUA precisa “aprender com eleições civilizadas”. Lula também declarou que, em futuro encontro, levará uma urna eletrônica para mostrar como funciona o sistema brasileiro.
Contexto
O episódio ocorre em meio à cúpula do G7, que reúne líderes das principais economias do mundo. O Brasil não é membro do grupo, mas Lula participa das reuniões como convidado. A confusão de Trump acontece um dia após a condenação de Eduardo Bolsonaro pelo STF por tentativa de interferir no julgamento do pai na trama golpista.













Recent Comments