Grupo criado na Chapada dos Veadeiros se dedica a popularizar a música instrumental e a riqueza rítmica brasileira. Circulação passará pela Biblioteca Demonstrativa de Brasília e pelo Mercado Sul de Taguatinga.
No próximo fim de semana, o Trio Tunda leva a música instrumental da Chapada dos Veadeiros ao Distrito Federal. Criado em Alto Paraíso de Goiás, o grupo realiza duas apresentações do show Brasis em Brasa, compartilhando com o público seu mergulho jazzístico nas sonoridades brasileiras.
O primeiro show acontece na sexta-feira (7/11), às 19h, na Biblioteca Demonstrativa de Brasília, na Asa Sul. No sábado (8/11), o trio segue para Taguatinga, com apresentação na 93ª Ecofeira do Mercado Sul, às 21h. A entrada é franca.

Fundado em 2021, o Trio Tunda reúne três experientes músicos que se encontraram na Chapada dos Veadeiros: o goiano Renato Segredo (guitarra), nascido na Vila de São Jorge; o mineiro Flávio Marciano (contrabaixo); e o paulistano Raphael Mosquito (bateria).
A inventiva fusão entre a riqueza rítmica brasileira, o improviso do jazz e o peso do rock marca a personalidade do trio, que tem se dedicado a popularizar a música instrumental independente, goiana, brasileira e autoral.
A passagem do grupo por Brasília faz parte da circulação do show Brasis em Brasa, iniciada em junho. O trabalho propõe um mergulho sonoro pelo Brasil profundo, com composições instrumentais e experimentais que destacam a riqueza dos ritmos tradicionais, fortemente influenciados por raízes afro-diaspóricas e indígenas.
No repertório, a instrumentação de power trio se encontra com a pulsação calorosa do frevo, forró, samba, xaxado, bumba meu boi, ijexá, côco, modas de viola e chacarera.
Uma fusão intercultural

O guitarrista Renato Segredo, autor das composições do trio, é reconhecido como um dos grandes músicos da Chapada dos Veadeiros e parceiro musical em operetas da Mestra Doroty Marques.
O contrabaixista Flávio Marciano traz ao trio sua ampla experiência como músico e produtor musical — em 2025, lançou seu primeiro disco solo, Muito Além de Mim.
Já Raphael Mosquito, na bateria, soma sua consolidada pesquisa sobre os batuques afro-brasileiros, com mais de 40 participações em singles e discos de artistas de Goiás e São Paulo.
Segundo Raphael, as trajetórias de cada integrante refletem a confluência das raízes culturais brasileiras:
“Além de termos origens diferentes, na Chapada convivemos com pessoas de vários estados e participamos de festivais onde a diversidade musical está muito presente. Eu e o Flávio já tocávamos cocos e bois nas noites alto-paraisenses, e o Renato tem essa guitarra influenciada pelo bandolim. Nesse encontro inventivo, resolvemos unir nossas experimentações na linguagem instrumental”, explica o baterista.
A circulação Brasis em Brasa é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Secult-GO). Os primeiros shows passaram pelo 25º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, na Vila de São Jorge; pela região central de Alto Paraíso de Goiás; e pelo Festival Goiânia Noise.
No domingo (9/11), o trio segue para mais uma apresentação em Goiânia (GO), no Shiva Alt Bar.
EP Brasis em Brasa
Paralelamente à circulação, o Trio Tunda prepara o lançamento do seu primeiro EP, também intitulado Brasis em Brasa. Produzido de forma independente na Chapada dos Veadeiros, o disco trará cinco faixas, sendo três autorais assinadas por Renato Segredo e duas releituras de samba de côco e bumba meu boi.
O lançamento está previsto para dezembro, nas principais plataformas digitais.
Sobre o Trio Tunda
Há quatro anos, o Trio Tunda vem conquistando seu espaço na cena cultural goiana, unindo a virtuosidade de três artistas com mais de 15 anos de carreira. A trajetória do grupo inova a cena musical ao buscar uma “biodiversidade” rítmica brasileira — contemporânea, psicodélica e plural.
O trio já se apresentou em renomados festivais de Goiás, como o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, Jazz da Vila e Canto da Primavera (Pirenópolis), entre outros.
Serviço
Trio Tunda – Circulação Brasis em Brasa
📅 07/11 (sexta) – 19h – Biblioteca Demonstrativa de Brasília (Asa Sul)
📅 08/11 (sábado) – 21h – 93ª Ecofeira do Mercado Sul (Taguatinga)
🎟️ Entrada franca
🔗 Instagram: @triotunda
▶️ YouTube: youtube.com/@triotunda
Ficha técnica
-
Músicos: Flávio Marciano (contrabaixo), Raphael Mosquito (bateria), Renato Segredo (guitarra)
-
Produção geral e executiva: Rachel Melo
-
Produção executiva: Fernanda Siqueira
-
Audiovisual: Ester de Maria e Mateus Rosaz
-
Assessoria de comunicação e redes sociais: Victoria Acerbi
-
Assessoria de imprensa: Keyane Dias (Pareia)
-
Gestão de tráfego pago: Roberto Vieira
-
Ensaio fotográfico: Duda Segredo
-
Audiodescrição textual: Manoella Back
-
Consultor em audiodescrição: Jonathan Cardoso
-
Audiodescrição em vídeo-divulgação: Cris Kenne
📢 Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.





Add Comment