O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), promoverá o Seminário Internacional Culturas Tradicionais e Populares e Justiça Climática: Diálogos Globais, Conhecimentos Locais, entre os dias 17 e 20 de setembro de 2025, na Vila de São Jorge, Chapada dos Veadeiros (GO).
O evento integra a programação do 25º Encontro de Culturas Tradicionais e busca discutir a relação entre culturas populares e mudanças climáticas, promovendo diálogo, sustentabilidade e inclusão social.
Inscrições abertas
Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de setembro pelo site do Ministério da Cultura.
“Teremos um grande encontro sobre a relação entre cultura e justiça climática, garantindo que os povos e comunidades tradicionais sejam protagonistas e ajudem a construir um mundo mais sustentável e justo”, afirmou Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC.
Programação e participantes
O seminário contará com painéis, rodas de conhecimento, oficinas, feiras, exposições e manifestações culturais, reunindo mestres e mestras de saberes tradicionais, gestores públicos e pesquisadores do Brasil e de países como Peru, Paraguai, Uganda, Cabo Verde e Austrália.
Segundo Tião Soares, diretor de Culturas Tradicionais e Populares da SCDC, a iniciativa também busca combater desigualdades sociais e o racismo ambiental:
“Ao debatermos os desafios globais e as contribuições das comunidades que protegem nossos territórios, estamos lançando as bases para uma política nacional inclusiva.”
Contexto internacional
O evento ocorre em um ano estratégico para o país, que sediará a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em novembro, em Belém (PA).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: seminariointernacional@cultura.gov.br.





Add Comment