Banner publicitário 728x90
Economia Tecnologia

INSS começa a devolver valores de descontos indevidos a aposentados a partir desta segunda (26)

Aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas em abril terão os valores restituídos a partir de segunda-feira (26), conforme informou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A devolução será automática e ocorrerá junto com o pagamento regular dos benefícios, que vai de 26 de maio a 6 de junho, sem necessidade de solicitação por parte do segurado.

Ao todo, R$ 292 milhões serão reembolsados aos beneficiários. Os valores se referem a descontos efetuados na folha de pagamentos de abril, mesmo após o INSS ter determinado a suspensão das cobranças. A medida havia sido anunciada no fim de abril, mas a folha de pagamento já estava processada, o que permitiu a continuidade temporária dos débitos, realizados entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

Como será feita a devolução

O ressarcimento ocorrerá na mesma conta ou cartão em que o benefício é normalmente depositado. A data específica do pagamento depende do valor do benefício (se é igual ou maior que um salário mínimo) e do último número do Número de Benefício (NB), desconsiderando o dígito verificador.

Descontos anteriores também podem ser contestados

Para valores descontados em meses anteriores, os beneficiários devem contestar os débitos não reconhecidos diretamente ao INSS, por meio do aplicativo Meu INSS, site (meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135.

Não é necessário apresentar documentos — basta informar se autorizou ou não o desconto em folha. O INSS, então, notificará a entidade responsável para comprovar a autorização. Caso não haja comprovação, a entidade será obrigada a devolver os valores ao INSS, que repassará os recursos ao beneficiário.

⚠️ Atenção a golpes!

O INSS não entra em contato por telefone, e-mail, SMS ou WhatsApp para tratar de devoluções. Todos os comunicados são feitos exclusivamente pelo Meu INSS. Desconfie de abordagens que peçam dados pessoais ou bancários.

Casos suspeitos devem ser denunciados à Ouvidoria do INSS, por meio do sistema Fala BR (gov.br/falabr) ou pelo telefone 135.


Voz de Brasília Informação clara, segura e a serviço do cidadão

Fonte: INSS

Foto: foto da web