A solicitação da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 poderá ser feita a partir de hoje (17). Os participantes que tiveram a isenção no ano passado e não compareceram à prova devem justificar a ausência para participar da próxima edição gratuitamente.
Para fazer a solicitação, os candidatos devem acessar a Página do Participante, utilizando o login único da plataforma Gov.br, e realizar o procedimento até o dia 28 de abril. O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado no dia 8 de maio.
Caso o participante tenha esquecido a senha da conta cadastrada no Gov.br, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, informar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, será preciso selecionar a opção “Esqueci minha senha” e escolher uma das alternativas disponíveis para gerar uma nova senha, como por meio de aplicativos, internet banking, e-mail ou mensagem de texto (SMS).
Atenção para as datas:
- 17 a 28/04 – Justificativa de ausência no Enem 2022 e solicitação de isenção da taxa de inscrição;
- 08/05 – Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição;
- 08/05 a 12/05 – Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição;
- 19/05 – Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição;
- 05/06 a 16/06 – Inscrições;
- 05/11 e 12/11 – Aplicação Enem
- 12/12 e 13/12 – Aplicação Enem PPL
- 16/01/2024 – Resultados
Rodolfo Godoi, professor de sociologia de Brasília, orienta aos alunos e interessados em realizar o exame, que não deixem de acompanhar as datas e atualizações sobre a prova.
“É fundamental ser acompanhada pelo estudante, mas também pelos seus professores e pela família, a data da inscrição, pagamento, solicitação de isenções, tudo isso é fundamental para que o estudante não perca a oportunidade e acabe jogando todo o seu trabalho fora e tendo que esperar a próxima seleção”, explica.
Requisitos para isenção:
- Alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;
- Alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares que comprovem renda mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa;
- Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Participantes do Encceja que tenham conseguido a certificação do ensino médio.
Fonte: blog do Riella
Foto: EBC – Marcello Casal Jr
Comentar