A partir da próxima segunda-feira (19), todas as pessoas a partir de seis meses de idade poderão se vacinar contra a gripe na rede pública de saúde do Distrito Federal. A ampliação da campanha, que até então era voltada apenas aos grupos prioritários, foi anunciada pela Secretaria de Saúde (SES-DF) como estratégia para reduzir internações, complicações e óbitos por infecções respiratórias, especialmente no período de outono e inverno.
A vacina está disponível em 164 salas de vacinação nas UBSs do DF. Para receber a dose, basta apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A lista com os locais de vacinação pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde.
Atualmente, o DF conta com 300 mil doses disponíveis. Desde o início da campanha, em 25 de março, 272 mil pessoas já foram imunizadas. Durante o Dia D de mobilização, realizado em 10 de maio, mais de 11 mil doses foram aplicadas.
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, destacou que, com a menor demanda entre os grupos prioritários e o avanço do período sazonal dos vírus respiratórios, a ampliação da vacinação é essencial. “É o instrumento que a Secretaria de Saúde e o GDF lançam mão para proteger a população contra essas infecções que circulam no período de outono e inverno”, afirmou.
A vacina contra a gripe protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B, e pode ser administrada simultaneamente a outras vacinas do calendário básico. Segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), a imunização pode reduzir em até 35% as hospitalizações entre pessoas de grupos de risco.
Voz de Brasília
Fonte: Blog do Riella
Foto: foto da web





Add Comment